Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Deliberações
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Brasília, 08 de setembro de 2011


 

Plataforma Brasil é apresentada à comunidade científica

 

 

 

img

        O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ministro Alexandre Padilha, lançou na manhã desta quinta-feira (8), em Brasília (DF), a Plataforma Brasil, ferramenta online de registros de pesquisas envolvendo seres humanos voltada para o público em geral e para auxiliar os trabalhos do Sistema - Comitês de Ética em Pesquisa/ Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (CEP/CONEP).  O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Carlos Gadelha, e a coordenadora da CONEP, Gysélle Tannous, participaram da solenidade. O lançamento fez parte do Encontro com a Comunidade Científica promovido pelo Ministério da Saúde.


        De acordo com Padilha, o lançamento do novo sistema é parte de uma agenda prioritária voltada para a inovação tecnológica do país, em especial, a área de pesquisa em saúde. “A Plataforma Brasil é um passo importante na busca de transparência e agilidade no processo de avaliação envolvendo pesquisas”, afirmou.

 

        A coordenadora da CONEP, Gysélle Tannous, explicou que a ferramenta levou cerca de três anos e meio para ser desenvolvida e que veio para substituir o Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (SISNEP). De acordo com ela, o objetivo é dar maior segurança ao registro e monitoramento de pesquisas. Tannous aproveitou ainda a oportunidade para ressaltar a importância dos sujeitos de pesquisas para o desenvolvimento da ciência e geração de conhecimento em saúde no país. “Agradecemos aos voluntários de pesquisa, que são o foco da Plataforma Brasil”, disse.  

 

        Segundo o secretário da SCTIE, Carlos Gadelha, as ações voltadas para área de ciência e tecnologia em saúde como a Plataforma Brasil estão articuladas com os 15 objetivos estratégicos do Plano Nacional de Saúde, aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde e Ministério de Saúde. “Não haverá uma Política de Ciência e Tecnologia isolada. Ela será cruzada com os objetivos estratégicos”, apontou.

 

        Ao final do evento, o presidente do CNS ressaltou que o Brasil precisa assumir cada vez mais o compromisso com a inovação tecnológica para o próprio desenvolvimento econômico e social do país, assim como, para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).  “Para garantir a legitimidade e sustentabilidade do SUS, por exemplo, precisamos investir mais em geração de conhecimento para ampliar a capacidade de produção de medicamentos dentro do Brasil”, avaliou.

 

        

Saiba Mais


        A Plataforma Brasil vai permitir o acesso ao número de pesquisas aprovadas ou em tramitação, divididos por região/estados e por área. Além disso, contará também com um campo dedicado ao cadastro de pesquisadores e um espaço para os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) fazerem o acompanhamento das pesquisas tanto em âmbito local como aquelas em tramitação na CONEP. A sociedade poderá ter acesso ainda aos dados de todas as pesquisas aprovadas.


        A partir da semana que vem até o mês de dezembro serão realizadas oficinas de capacitação dos coordenadores e secretários dos CEPs em todas as regiões brasileiras com objetivo de apresentar o novo software e realizar treinamento prático da ferramenta. Além disso, a CONEP irá elaborar e distribuir um material orientador sobre a Plataforma Brasil a todos os comitês.


Para mais informações acesse: www.saude.gov.br/plataformabrasil

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I