Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de junho de 2011

 

Aprovada resolução que trata sobre Urgência e Emergência

 

        Na manhã desta quinta-feira (09), o Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou uma resolução que trata da questão da Urgência e Emergência no Brasil. A decisão faz parte da apresentação feita durante a 221ª Reunião Ordinária (R.O), em 11 de maio, pelo Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda.

        O texto aprova entre outros pontos, a criação da Força Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), que ficará sob a gestão do Ministério da Saúde. O objetivo da FN-SUS é reunir forças para garantir a integralidade da assistência em situações de risco ou emergências a que está exposta à população brasileira, e, principalmente, os povos indígenas e grupos que se encontram isolados por habitarem em lugares de difícil acesso.


        A resolução determina, ainda, que o Ministério da Saúde, no âmbito nacional, e as Secretarias Estaduais e Municipais no âmbito estadual e municipal, respectivamente, aprimorem e qualifiquem os mecanismos de controle e fiscalização para o cumprimento das responsabilidades relacionadas ao desempenho das unidades integrantes da Rede de Atenção às Urgências.


        O projeto de Implementação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Ministério da Saúde é composto por: a promoção e prevenção, atenção primária: unidades básicas de saúde, UPA e outros serviços com funcionamento 24h, enfermarias de retaguardas e unidades de cuidados intensivos, Samu 192, inovações tecnológicas e atenção domiciliar.


Saiba mais: A Política Nacional de Atenção às Urgências foi normatizada pela Portaria MS/GM Nº 1863 de 29/09/2003, dando início à implantação do SAMU 192 no território nacional. Atualmente o Samu está em 1.051 municípios, atingindo 111.158.583 habitantes, o que equivale a uma cobertura de 58,05% da população brasileira.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I