Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de junho de 2011

 

Proposta para PPA 2012/2015 é apresentada ao Pleno do CNS

 

 

        O último ponto de pauta da 222ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na quarta-feira, foi a pré-proposta para o Plano Plurianual de Aplicação (PPA) 2012/2015. Na ocasião, a secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia Amaral, apresentou ao CNS o texto que está em construção e ressaltou a importância da participação do controle social no processo.


        Estiveram presentes, além da secretária executiva Márcia Amaral, Fernando Eliotério (Cofin), Airton Galiciano e Arionaldo Bonfim, ambos da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) e o presidente do CNS, ministro Alexandre Padilha, a quem coube a tarefa de coordenar a mesa neste ponto de pauta.


        A construção do Plano Plurianual 2012/2015, afirma Márcia, incorpora amplo debate com a sociedade e estabelece um novo padrão de relações entre Estado e sociedade, “um salto qualitativo na gestão pública”, marcado pela transparência, solidariedade e co-responsabilidade, garante Márcia Amaral. Essa construção garante a secretária executiva, está consubstanciada em duas fases: a primeira corresponde à definição da base estratégica, em que são definidos os objetivos para os próximos quatro anos de governo. Na segunda – nível tático-operacional onde são elaborados os programas.


        A pré-proposta do PPA 2012/2015 apresentada no Pleno do CNS foi elaborada a partir das diretrizes estratégicas da Presidência da República, orientadas para a inclusão social e redução das desigualdades regionais; crescimento com geração de trabalho, emprego e renda, ambientalmente sustentável e redutora das desigualdades regionais; e promoção e expansão da cidadania e fortalecimento da democracia.


        Após a apresentação da minuta do PPA, muitos Conselheiros Nacionais manifestaram-se e sugeriram várias alterações no corpo do documento. Diante do número significativo de pedidos de alterações e acréscimos, a mesa encaminhou que todas as sugestões dos Conselheiros sejam enviadas até o dia 19/06 à Secretaria Executiva do CNS, para consolidação e encaminhamento à Comissão Permanente de Orçamento e Financiamento (Cofin), que por sua vez deverá analisar e agrupar todas as propostas para entregar, dia 23/06, conforme solicitação, à Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.


        Ao fim da reunião foi acordado com o Pleno do CNS, que a íntegra do documento contendo as contribuições dos Conselheiros será apresentado na próxima Reunião Ordinária, a de nº 223, que será realizada dias 5 e 6 de julho.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I