Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de outubro de 2011

 

Começa 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco

 

 

 

img

foto: Erasmo Salomão/MS

       A 7ª Conferência de Saúde de Pernambuco iniciou com ritmo e cadência. Delegados e delegadas dos 183 municípios foram recepcionados com muita alegria e cor, ao som de uma atração cultural peculiar à Terra, o conhecido e tradicional Candomblé de Rua – Afoxé Oyá Alaxe. As evoluções do grupo contagiaram todos os participantes para iniciar os trabalhos, que começam nesse domingo, 9, no Centro de Convenções de Olinda e finalizam na terça-feira, 11.

 

       Participaram da cerimônia de abertura o ministro da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Alexandre Padilha; o secretário Estadual de Saúde e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira; o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Sgep/MS), Odorico Monteiro; a presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, Cristina Sette; a coordenadora geral da 7ª Conferência, Ana Paula Soter; e o representante de Pernambuco na Coordenação Nacional de Plenárias de Conselhos de Saúde, John Pontes Pessoa.

 

       Para coordenador de plenária John Pontes Pessoa, “nós que estamos hoje aqui temos um papel fundamental, representamos o controle social, e por isso devemos ser os guardiões do Sistema Único de Saúde e de todo povo brasileiro”. Pontes conclamou aos delegados que utilizem bem esta oportunidade para contribuir positivamente para uma saúde pública com acesso e qualidade para todos.

 

       O ministro da saúde e presidente do CNS, Alexandre Padilha, defendeu, na manhã deste domingo (9), na 7ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco, a criação, ampliação e funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (Upas). Salientou também que a melhoria no atendimento é visível em toda a rede de prestação de serviço à saúde, citando a rede de alta complexidade, como é o caso dos Hospitais da Restauração (HR) e Getúlio Vargas (HGV), onde se fez presente antes de sua palestra na conferência.

 

       “As unidades estão dando certo em todos os estados e vão dar também em Pernambuco. Antes das Upas era comum ver pacientes no chão, ou em macas nos corredores dos hospitais e agora com as unidades em funcionamento, pude observar o desafogamento nos hospitais, como é caso do HR e HGV, nos quais visitei esta manhã”, enfatizou Padilha.

 

       Ainda de acordo com o ministro há outros projetos a serem implantados pelo Ministério da Saúde (MS), destinados especialmente à atenção básica, a exemplo dos agentes de saúde, que estão prestes a conquistarem o piso nacional. Lembrou ainda que será implantado o Sistema de Controle de Identificação para verificar se as equipes estão ou não realizando suas atividades, e caso atinjam as metas, receberão uma bonificação. Por fim, Padilha assegurou que o MS irá garantir o reconhecimento das práticas exercidas pelas parteiras em todo o país.

 

  img
foto: Erasmo Salomão/MS

       Para o secretário Antônio Carlos Figueira, “hoje é um momento muito importante, pois teremos a oportunidade de discutir diretrizes para o Sistema Único de Saúde, que é a nossa principal bandeira. É a luta que todos que estão aqui travam, seja usuário, trabalhador ou gestor. O SUS é o patrimônio mais importante do povo brasileiro. Todos utilizam o SUS, seja na assistência à saúde, no transplante de órgão ou na vigilância sanitária”, falou o secretário.

 

       Ainda na cerimônia de abertura do evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou investimentos de mais de R$ 77 milhões em três hospitais pernambucanos: Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata; Hospital Pelópidas Silveira, no Recife; e Hospital Regional Sílvio Magalhães, em Palmares.

 

       E para proferir a Conferência Magna, cujo tema é “Todos (as) usam SUS O SUS na Seguridade Social – Política Pública Patrimônio do Povo Brasileiro”, participou Humberto Costa, ex- ministro da Saúde e atual Senador da Republica (PT/PE).

 

       Homenagem - O evento realizou uma homenagem a dois brasileiros que lutaram pela saúde do povo, a médica e fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, que morreu em 2010 após um violento terremoto no Haiti, e João Francisco Gonçalves, pernambucano da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora. Familiares dos dois receberam dos conselheiros de saúde troféu em memória aos serviços prestados.

 

       O evento, que se estenderá até a terça-feira (11), terá entre seus objetivos, avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, além de eleger os 124 delegados que irão participar da 14ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I