Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de outubro de 2011

 

Câmara apresenta relatório sobre financiamento do SUS

 

 

 

img

foto: Beto Oliveira/ Agência Câmara

       A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizou na tarde desta segunda-feira (10) o Seminário Nacional Caminhos para o SUS da Universalidade e da Integralidade. O encontro teve como objetivo apresentar o relatório final dos trabalhos realizados pela Subcomissão Especial destinada a tratar do Financiamento, Reestruturação da Organização e Funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

       A subcomissão realizou durante os últimos seis meses audiências públicas, visitas a sistemas de saúde de outros países e de diversos estados brasileiros, encontros, reuniões com organizações, conselhos, gestores, profissionais e usuários com o intuito de levantar as principais necessidades do SUS e de analisar a questão do financiamento. De acordo com o presidente da subcomissão, o deputado João Ananias (PCdoB do Ceará), a saúde brasileira vive um momento crônico de falta financiamento o que gera problemas sérios para a população.

 

       “Aqui nessa Casa, todos os parlamentares concordam que temos um problema grave de financiamento do SUS. Além disso, temos que melhorar outras questões para garantir um sistema universal a todos”, afirmou. 

 

       Segundo o relator da subcomissão, o deputado Rogério Carvalho o relatório traz cinco importantes temas: o sistema de saúde, a atenção à saúde, a produção de serviços de saúde, os recursos humanos e o controle social. A pesquisa também fez uma comparação com outros sistemas implementados na Espanha, Inglaterra, França e Cuba. Uma das principais diferenças está na quantidade de recursos que o país investe em saúde ao lado dessas nações. A França investe 3 mil euros por habitante (11% do PIB), a Inglaterra destina 2,6 mil euros (8,5% do PIB) e o Brasil R$ 800 (3,5% do PIB).

 

       “Nós temos uma distância enorme na questão do financiamento com esses países. Precisamos investir os recursos na busca pela universalização e da integralidade com uma equação sistêmica que precisa dar segurança e transparência à sociedade brasileira”, ressaltou.

 

       Representando o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o conselheiro Fernando Eliotério falou sobre a importância da aproximação do CNS por meio da Comissão de Orçamento e Financiamento (COFIN) e a Câmara dos Deputados com a Subcomissão Especial destinada a tratar do Financiamento, Reestruturação da Organização e Funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Eliotério solicitou à comissão que o relatório seja apresentado e debatido pelo pleno do CNS. Lembrou também da necessidade de mobilizar os senadores para a rápida aprovação da Emenda Constitucional 29 (EC 29).

 

       “Precisamos dobrar o que gastamos hoje com saúde. É necessária a criação de novas fontes de recursos para a saúde, além da rápida regulamentação da EC29”, afirmou.

 

       Participaram também dos debates do Seminário Nacional Caminhos para o SUS da Universalidade e da Integralidade a vice-presidente da Subcomissão do SUS, deputada Célia Rocha, o presidente da Frente Parlamentar de Saúde, deputado Darcísio Perondi, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Beatriz Dobashi, o presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), Luiz Augusto Facchini, o Secretário-Executivo do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), José Ênio e Reginaldo Alves, da Secretaria de Gestão Estratégica Participativa do Ministério da Saúde, representando o ministro e presidente do CNS, Alexandre Padilha.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I