Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de outubro de 2011

 

Financiamento e participação social são temas de debate em Pernambuco

 

 

 

     A segunda mesa temática realizada durante a 7ª Conferência Estadual de Saúde discutiu o tema “Acesso e Acolhimento Humanizado com Qualidade: Desafios para o SUS em Pernambuco”.

 

     Participaram do debate Adail Rollo, do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desenvolvimento do Ministério da Saúde (MS) e Tereza Campos, da Secretaria Estadual de Saúde, como expositores; Alexandre Magno, representando o Conselho Nacional de Saúde, como debatedor e Jair Brandão, do Conselho Estadual de Saúde e Abigail Reis, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do MS, coordenando e secretariando os trabalhos da mesa, respectivamente.

 

     O expositor Adail Rollo, do Ministério da Saúde, destacou que o grande desafio para o SUS hoje é, realmente, o subfinanciamento. Segundo ele, “o que temos de fato, para o financiamento do SUS hoje, não dá conta de todas as necessidades da população.”  Adail também chamou atenção para a aplicação dos recursos. “A gente precisa ter uma eficácia no uso dos recursos e uma gestão muito eficiente para definir prioridades, aquilo que temos condição de enfrentar e o que determina o maior sofrimento da população”, adverte.

 

     Outro desafio na avaliação do diretor é o da política de pessoal do Sistema. “O SUS, hoje, é uma política em expansão, está expandido oferta de ações na área de Cuidado Primário, de Atenção Neonatal, de Atenção aos Cânceres, de Atenção da Urgência e Emergência, de Atenção Hospitalar, e nós não temos um processo de formação que garanta a quantidade de profissionais, principalmente médicos, para dar conta dessa oferta nova de serviços.”

 

     Em sua fala Alexandre Magno, conselheiro nacional de saúde, destacou que o grande ganho trazido pela Constituição Federal de 1988 foi realmente a participação popular. Segundo ele, “nenhum gestor público pode abolir a participação da sociedade e o Controle Social”.

 

     Para Alexandre Magno “todos nós, profissionais de saúde, usuários e gestores, no movimento por um novo SUS, como formuladores e reformadores,  como autores e sujeitos, com intensa implicação prática em nossos fazeres cotidianos, devemos continuar firmes na luta pela qualificação e efetivação do SUS como uma política de defesa da  vida de todos e de qualquer um”, ressaltou.

 

     Alexandre finalizou sua participação deixando perguntas sem resposta no ar. “A quem realmente interessa que o Sistema Único de Saúde não funcione? E quem efetivamente se beneficia com o insucesso do Sistema Único de Saúde?”, “Até quando vamos continuar sofrendo?”, momento em que foi ovacionado pela Plenária.

 

     Após a mesa os participantes da Conferência foram divididos grupos para realização das plenárias temáticas.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I