Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de maio de 2011

 

Relatório sobre encontro de saúde do trabalhador é aprovado no Pleno do CNS

 

 

img

        Entre 15 e 16 de dezembro de 2010 aconteceu em Brasília o III Encontro das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CISTs). O relatório com os resultados deste evento foram apresentados ao plenário da 221ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nesta quinta-feira (12).

 

        De acordo com a Conselheira Nacional, Maria Izabel da Silva o encontro foi bastante produtivo e gerou diversas demandas para fortalecer e melhorar a saúde dos trabalhadores no Brasil. Segundo ela, um dos principais objetivos do evento era fortalecer o controle social no processo de implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador (PNST) e o Manual da RENAST.

 

        Neste sentido, um plano com sugestões de ações para contribuir com a implementação da Política Nacional foi apresentando durante o encontro. Entre os pontos estão: divulgar e promover a discussão da PNST nos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde por meio da CIST, que PNST seja uma política de estado, atualizar e divulgar os dados da Vigilância em Saúde em relação à Saúde do Trabalhador e inserir procedimentos de vigilância em saúde do trabalhador no SIASUS Sistema de Vigilância.

 

        Presente também a mesa de apresentação do relatório, o Coordenador Adjunto do Ministério da Saúde Roque Veiga aproveitou para dizer aos Conselheiros que a Política Nacional de Saúde do trabalhador e o Manual da RENAST já estão em processo final para entrarem em consulta pública em julho com publicação no mês de setembro.

 

        Veiga informou ainda que em 2008, 40 mil diabéticos e 33 mil hipertensos morreram no Brasil por causa dessas doenças. "Muito desses eram trabalhadores e que foram vitimas de péssimas condições de trabalho, lugares inapropriados. O SUS deve ficar atento a isso", alertou o coordenador.

 

        Após a aprovação do Pleno do Conselho ao relatório apresentado, a Conselheira Maria Izabel aproveitou para se despedir emocionada da coordenação da CIST e agradecer a toda a equipe que a acompanhou nos últimos anos. Os Conselheiros Nacionais a parabenizaram pelo excelente trabalho prestado a frente da comissão. Assume agora a coordenação da CIST, o Conselheiro, Jorge Venâncio.

 

        O Plenário do CNS aprovou pautar no Pleno a discussão da realização da 4ª Conferência de Saúde do Trabalhador no ano de 2012; o envio aos Conselhos Estaduais e Municipais, Plenária de Conselhos, Centrais Sindicais, ao CERESTs e Ministérios, o relatório do encontro.

 

        Além disso, os conselheiros nacionais recomendaram:

 

        - ao Ministério da Saúde - COSAT/SVS o encaminhamento imediato do texto da PNST e do Manual da RENAST para consulta pública;

        - aos Conselhos de Saúde a realização de atividades para debater o texto da PNST e Manual da Renast, articulando com todas as entidades que discutem saúde do trabalhador;

        - aos Conselhos de Saúde que discutam a implementação das propostas apresentadas nos três encontros das CISTs para o fortalecimento do controle social e promoção da saúde do trabalhador;

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I