Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de outubro de 2011

 

Piauí realiza Conferência de Saúde

 

 

 

      Mais de 700 pessoas são esperadas para participar da 6ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí (PI), que acontece entre os dias 13 e 15 de outubro, na capital Teresina (PI). O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ministro, Alexandre Padilha, a presidente do Conselho Estadual e secretária de saúde do Piauí, Lílian Martins, o governador do estado, Wilson Martins, entre outros convidados, estarão presentes durante a solenidade de abertura.

 

     A conferência contará ainda com a participação de conselheiros nacionais ao longo dos três dias de debates. A coordenadora geral da 14ª Conferência Nacional de Saúde, conselheira Jurema Werneck participará de duas mesas: Gestão no SUS e a Participação Social. Para ela é importante que essa conferência consiga responder as demandas colocadas pela sociedade.

 

      “A conferência deve se debruçar sobre os principais interesses da população e consiga delinear caminhos, estratégias e diretrizes para resgatar uma dívida que é antiga, a divida da democracia, do direito a saúde das pessoas e poder reconstruir o SUS e fazer chegar as pessoas que tem direito a ele, essa é a missão de qualquer conferência”, afirmou.

 

    No segundo dia da conferência acontece a mesa “Política em Saúde na Seguridade Social”, que será mediada pelo conselheiro nacional, Francisco Batista Júnior.

 

    Dos 224 municípios do Piauí, 149 realizaram suas conferências. Os delegados eleitos na etapa municipal vão focar os trabalhos, a partir desta quinta-feira (13), para deliberar propostas e diretrizes para etapa nacional da 14ª Conferência de Saúde. Ao final da 6ª Conferência Estadual de Saúde, 64 delegados serão eleitos para participarem da etapa final da 14ª Conferência, a ser realizada entre os dias 30 novembro e 2 de dezembro, em Brasília (DF).

 

Saiba Mais

 

    As conferências são instrumentos voltados para a discussão de políticas públicas em saúde e acontecem a cada quatro anos. Durante o ano de 2011, conselhos de estados e discutem assuntos relevantes sobre o tema, que ao final culminam na Conferência Nacional de Saúde. A 14ª Edição do evento tem o objetivo de discutir a Política Nacional de Saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. O tema da 14ª Conferência será "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" e terá como eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I