Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de setembro de 2011




Brasil terá primeira pesquisa sobre perfil dos enfermeiros no país

 

 

foto

            De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existe quase um milhão de empregos no setor saúde. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) registra hoje cerca de 1 milhão e 300 mil profissionais, desses 90% são mulheres. Para traçar o quadro de enfermeiros foi lançada nesta quarta-feira (14) a Pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem no Brasil.

 

            A metodologia do estudo que será realizado pelo Ministério da Saúde (MS), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) foi apresentada ao Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) durante a 225ª Reunião Ordinária.

 

                A coleta de dados será executada por meio de um questionário que terá blocos diferentes onde constará: a identificação socioeconômica, formação profissional, acesso técnico-cientifico, mercado de trabalho, satisfação no trabalho e no relacionamento e participação sócio-política. A expectativa é que 60 mil trabalhadores que compõem a equipe de enfermagem façam parte da amostragem da pesquisa.

  foto

 

                Segundo Maria Helena Martins pesquisadora da ENS /Fiocruz a realização desse

perfil é uma demanda antiga da classe e vai servir também para uma atualização diante do novo contexto da sociedade brasileira. “É muito importante termos uma pesquisa com o perfil da enfermagem no Brasil, em um momento que o país vive uma nova realidade socioeconômica e politica”, afirmou.

 

                Para o presidente do COFEN, Manuel Carlos Machado a pesquisa vai permitir conhecer melhor os profissionais da enfermagem. Segundo Machado, o resultado da análise contribuirá ainda para a formulação de políticas públicas para a área. “A partir de hoje estaremos todos nos conselhos – estaduais, municipais e nacional - empenhados para que essa pesquisa seja um grande sucesso. Ela representará também resultados à sociedade brasileira”, ressaltou.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I