Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 
FSMS

Brasília, 16 de setembro de 2011




Pleno do CNS debate a Avaliação da Triagem Neonatal e Efetividade da Atenção à Doença Falciforme

 

 

foto

            O segundo ponto de pauta desta quinta-feira (15) da 225ª Reunião Ordinária do CNS,  tratou sobre um tema há muito esperado pelo Pleno, sobretudo pelas entidades que representam movimentos Negros que compõem o Conselho Nacional de Saúde: Triagem Neonatal e Doença Falciforme. De acordo com a conselheira nacional e coordenadora da mesa, Maria do Socorro de Souza, o assunto precisa constar mais vezes da Pauta da Reunião Ordinária do CNS.

 

          Para debater o tema compuseram a mesa: a coordenadora do Programa Nacional de Doença Falciforme do Ministério da Saúde Joice Aragão de Jesus, o conselheiro e representante da Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra (Cispn), Arnaldo Marcolino Silva Filho, e o representante da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes (Fenafal), Altair Lira.  

 

            A Doença Falciforme é hereditária, do sangue, e afeta um a cada 1000 cidadãos brasileiros, entretanto a prevalência desta doença é precipuamente da população negra, que há muitos anos padece, e morre, com os seus diversos tipos, que variam muito quanto à gravidade, alguns causando muitos problemas e, outros, quase nenhum.

 

            Em sua apresentação, Joice Aragão de Jesus, ressaltou que “a atenção integral às pessoas com doença falciforme é um compromisso com o direito à saúde de todos”. E alertou, “não há atenção de qualidade em doença falciforme, se não houver diagnóstico precoce”.

 

            Já em relação ao Programa de Triagem Neonatal, Aragão explicou que a ação é preventiva e permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal. Segundo ela, a partir da triagem é possível interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas à cada doença. Contudo a coordenadora lembrou que “o teste deve ser feito no momento e da forma adequados”.

 

            Desde a publicação da Portaria GM/MS nº 822 (Portaria Nº 822), assinada pelo então ministro José Serra, em 6 de junho de 2001, criando o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), todas as regiões do país contam com pelo menos um Serviço de Referência em Triagem Neonatal e diversos postos de coleta para o Teste do Pezinho, espalhados por vários municípios de cada Estado. O PNTN prevê o diagnóstico de quatro doenças: Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias e Fibrose Cística.

 

            No Sul e Sudeste todos os estados estão credenciados, no Nordeste faltam PI, RN, SE e PB, no Norte ainda estão de fora o AM, AP, RR e TO e no Centro Oeste, somente o DF não está credenciado, segundo informações da coordenadora do Programa Nacional de Doença Falciforme do Ministério da Saúde, Joice Aragão.

 

            O conselheiro nacional Arnaldo Marcolino Silva Filho, da Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra (Cispn), destacou em sua apresentação que os programas vigentes, e os que estão sendo elaborados, voltados para a saúde da população negra brasileira são políticas sociais. Além disso, apontou que para lograrem êxito dependem de ações integradas e principalmente de decisão política, “de realmente querer fazer acontecer”, avaliou Arnaldo Marcolino.

 

            Marcolino falou ainda em nome de sua entidade e de outras tantas que representam os movimentos negros no Brasil. “Não estamos pedindo nada além do que é nosso de por direito legitimo. Não queremos tratamento diferenciado, estamos aqui para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Até porque, o SUS existe para servir as pessoas, independente da raça e gênero”, finalizou.

 

            O representante da Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doenças Falciformes (Fenafal) e médico, Altair Lira, iniciou sua apresentação citando parte  de um texto do renomado professor e biomédico, Paulo Naoum, que diz “apesar de todo o progresso conseguido até o presente, os negros de todo o mundo, em especial, os negros brasileiros, não puderam se beneficiar das conquistas científicas e tecnológicas obtidas com seu próprio sangue... Nossas políticas sociais, pública e privada, não conseguiram resgatá-los das condições subumanas para conduzi-los à cidadania plena.”

 

            Na opinião de Altair Lira apesar dos avanços, o racismo institucional e a invisibilidade histórica ainda são fatores preponderantes a impedir e retardar os avanços que devem inevitavelmente acontecer. O Brasil é a 2ª maior população negra do mundo, salienta o médico, e mesmo assim ainda não há políticas públicas eficazes para garantir e atender, à altura, a saúde da população negra brasileira.

 

            Lira finalizou sua apresentação ressaltando que a doença falciforme é grave, considerada crônica degenerativa, com evolução lenta e gradual, que destrói tecido e/ou células, e como tal afeta não só o espírito dos indivíduos que estão presos a ela, como também a alma de todos que acompanham seu sofrimento.

 

            Em seguida, o Pleno do CNS aprovou a recomendação sobre a doença falciforme elaborada durante a reunião.

 

               

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I