Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de março de 2011


CNS discute o panorama da Tuberculose no Brasil

 

 

            Na tarde dessa quarta-feira, 16, em seu penúltimo ponto de pauta, a 219ª Reunião Ordinária do CNS abordou o tema Dia Mundial da Tuberculose (TB), comemorado em 24 de março. No Brasil, estimativas apontam que a 4.800 pessoas ainda morrem, por ano, vitimadas pela doença.  Hoje, o país ocupa o 22º lugar entre os que têm mais alta carga da doença e, além disso, é a primeira causa morte dos portadores de HIV e a terceira no Brasil.

 

             Para discutir esse tema, compuseram a mesa, Draurio Barreira, coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Carlos Gouvea, do Fórum ONGs Tuberculose/RJ e o conselheiro Nacional José Marcos de Oliveira.

 

             Apesar dos relevantes dados sobre a doença, apresentados ano após ano, o Ministério da Saúde só passou a tratar a Tuberculose como prioridade apenas em 2003. Mas o fato é que toda população brasileira tem direito ao diagnóstico e tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

             Os dados confirmam que 72 mil de casos são diagnosticados ao ano e destes, 10% são retratamento. Ou seja, pacientes que por algum motivo, abandonam o tratamento, ou tratam de forma inadequada, e assim não conseguem encontrar a cura e, desta forma acabam aumentando os números de casos notificados e os óbitos.

 

             No que se refere ao abandono de tratamento, Carlos Gouvea, do Fórum ONGs Tuberculose/RJ, alertou que "muitas vezes não é o paciente que abandona o tratamento, na verdade é o serviço que deixa o paciente, especialmente por falta de pessoal necessário para dar andamento ao tratamento adequado". Gouvea lamenta, e afirma que apesar da passagem dos séculos "o Brasil continua criando condições favoráveis à perpetuação da Tuberculose no país".

 

             O coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira, também advoga a idéia de que o panorama da Tuberculose no Brasil "só irá melhorar quando, e se, os fatores condicionantes para uma boa saúde da população forem, de fato, estruturados e garantidos a todos".                 

 

             E ressaltou no Pleno do CNS, que a presidente Dilma Rousseff elegeu a erradicação da miséria como sua prioridade e "a Tuberculose é produto da desigualdade social", finaliza Draurio Barreira. 

 

             Ao fim, como encaminhamento, duas recomendações foram aprovadas por unanimidade, uma sobre a concessão de um benefício para portadores de tuberculose, que será enviada ao Ministério da Saúde (MS) e outra, sobre a inclusão do tema da TB na agenda política dos Conselhos de Políticas Públicas.

 

             Tratamento  -   A tuberculose é uma doença infecciosa, causada pelo bacilo de Koch, e transmitida por meio do ar, mas com o tratamento supervisionado o risco da propagação da doença diminui, pois o paciente é acompanhado e orientado diariamente.  O tratamento dura seis meses e o paciente vai diariamente ao Posto de Saúde tomar a medicação. O tratamento é gratuito e disponível nas Unidades de Saúde. Os principais sintomas são a tosse crônica (três semanas), a febre, o suor noturno (que chega a molhar o lençol), a dor no tórax, a perda de peso lenta e progressiva e a perda do apetite e indisposição. Com a constatação dos sintomas, o paciente deve procurar imediatamente o Posto de Saúde do seu bairro.

 

             Apesar de todo o avanço da tecnologia e da medicina, a tuberculose é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos e continua matando milhões de pessoas em todo o mundo.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I