Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de julho de 2011

 

Sistema de Apoio auxilia coordenadores de relatoria no envio de diretrizes e propostas para 14ª Conferência

 

img

        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou ao longo desta segunda-feira (18) uma oficina de capacitação para que coordenadores de Relatoria da Etapa Estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde se familiarizassem com o Sistema de Apoio, ferramenta desenvolvida pelo DATASUS para envio de relatórios, diretrizes e propostas a serem utilizados nos debates da 14ª Conferência. Cerca de 80 pessoas participaram do treinamento, entre elas, coordenadores, técnicos e representantes da Comissão de Relatoria Nacional da 14ª Conferência e do Ministério da Saúde.

 

        O conselheiro nacional e membro da Comissão de Relatoria, Arnaldo Marcolino, coordenou a mesa de trabalhos da oficina ao lado da coordenadora do Comitê de Relatoria, Zenite Bogéa, e da chefe de gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Elizabete Matheus.

 

        De acordo com Marcolino, o treinamento inicial é para apresentar a ferramenta aos coordenadores para que o Sistema já seja utilizado nas conferências estaduais. No entanto, ele lembrou que fica a cargo de cada estado adotar ou não o uso do Sistema de Apoio para migrar as diretrizes e propostas debatidas. “Na etapa nacional da 14ª Conferência Nacional de Saúde, o relatório final vai ser consolidado a partir desse sistema do DATASUS, então, é preciso que os coordenadores pelo menos conheçam a ferramenta”, explicou.

 

        As relatorias ficarão responsáveis pela elaboração do relatório final da etapa nacional da 14ª Conferência e por apoiar o trabalho da coordenação dos Grupos de Trabalho nas etapas estaduais e municipais. A proposta da Comissão Organizadora da 14ª CNS e da Relatoria é a de que para este ano as inovações tecnológicas contribuam na construção de um relatório sucinto e democrático já que contará com a participação de representantes dos 26 estados e do Distrito Federal.

 

        A capacitação contou com dois técnicos do DATASUS que tiraram dúvidas dos coordenadores sobre o Sistema, ensinaram um passo a passo e fizeram simulações de como utilizar o mecanismo de envio dos relatórios. De acordo com o técnico e tutor do curso Raphael Corino, a previsão é que até o final desta semana o Sistema de Apoio já esteja disponível para efetiva utilização dos coordenadores e retransmissão do aprendizado da oficina para outros membros de relatorias que não puderam comparecer ao encontro.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail:
cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I