Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de março de 2011


Metodologia de Consultas Públicas é tema da 219ª RO

 

 

           A metodologia de divulgação de Consultas Públicas foi outro item sobre o qual o Pleno do CNS se debruçou na tarde dessa quarta-feira, 16. E para discutir o tema foram convidados a tomar assento à mesa, Maria Inez Gadelha, do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (DAE/MS), Gustavo Trindade (Anvisa), Júlio Caetano, Conselheiro Nacional de Saúde e o advogado Tiago Matos, representante da ONG Oncoguia.

 

           Para Maria Inez Gadelha (DAE/MS) a Lei nº 9.784/99, que regulamenta o processo administrativo de uma consulta pública, não deixa dúvidas de que uma consulta deve ser pautada em características basilares, como ser explícita, ter finalidade clara e divulgação ampla e irrestrita em todos os meios de comunicação possíveis. De acordo com Maria Inez, "não basta realizar muitas consultas públicas, é preciso principalmente dar retorno à sociedade sobre o resultado obtido com a consulta". Esse é o diferencial, afirma.

 

           Gustavo Trindade (Anvisa) registrou durante sua fala, que todos os atos da Anvisa são submetidos à consulta pública. Ele explica que essa é uma prática comum, embora não obrigatória, que a Agência decidiu tornar habitual. Trindade também concorda com a idéia de que não basta realizar consultas públicas, "é preciso fortalecer o comprometimento dos atores que precisam participar de forma ativa de todo processo", finaliza.

 

           Ao final, como encaminhamentos, o Pleno solicitou a divulgação das reuniões transmitidas em tempo real da Anvisa pelos meios de comunicação do Conselho e a Agência, por sua vez, ficou incumbida de enviar informes mensais ao CNS sobre as consultas públicas em vigência para conhecimento de todos os conselheiros nacionais.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I