Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de outubro de 2011

 

Três estados do norte e nordeste dão seguimento à etapa estadual da 14ª CNS

 

 

 

      Mais de 2000 pessoas participam das Conferências Estaduais de Saúde do Amazonas, da Paraíba e de Rondônia que tem início nesta terça-feira (18). As três conferências estaduais vão analisar as propostas consolidadas que vieram das conferências municipais e votar as sete diretrizes nacionais com 35 propostas de cada estado. Saiba um pouco mais sobre como será a realização destes encontros.

 

Amazonas

      Na noite deste terça (18) acontece a Conferência Magna com o tema: Acesso e Acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS. A mesa de abertura contará com a participação do coordenador do Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, Éder Muralha e Wilson Duarte.
      O segundo dia (19) será de painéis temáticos que vão debater sobre gestão do SUS, política de saúde na seguridade social e a participação da comunidade e o controle social.  O terceiro dia (20) será de continuidade dos trabalhos de grupos sendo o último dia (21) reservado para a plenária final e a eleição de 68 delegados para a etapa nacional.
      A 6ª Conferência Estadual de Saúde do Amazonas reunirá 548 delegados e 150 delegados. Os conselheiros nacionais de saúde, Ruth Bittencourt e Francisco Batista Junior participam como painelistas na conferência.

 

Confira programação completa da conferência

 

Paraíba

      A 7ª Conferência Estadual de Saúde da Paraíba tem como tema “Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.        A solenidade de abertura será realizada nesta terça, às 19h30, no Espaço Cultural do estado. Para falar sobre o tema da conferência aos delegados paraibanos foi convidado o diretor nacional de Auditoria do SUS, Adalberto Fulgêncio, que representará o ministro Alexandre Padilha.
De acordo com informações dos organizadores, 1200 pessoas entre delegados e convidados vão participar dos três dias de conferência que segue até o dia 20. Três mesas serão realizadas para orientar os trabalhos em grupos e abordam os seguintes temas: participação da comunidade e controle social, gestão do SUS (financiamento, pacto pela saúde, relação público x privado, regionalização, gestão do sistema, do trabalho e da educação na saúde), saúde, arte e prevenção e saúde, arte e prevenção.
      A conferência paraibana segue até o dia 20 e contará com a participação dos conselheiros nacionais José Marcos de Oliveira, Verônica Lourenço da Silva, além de representantes da Controladoria Geral do Estado, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Serão eleitos 72 delegados para a etapa nacional.

 

Confira programação completa da conferência

 

Rondônia

      De acordo com informações da secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia, Cláudia Kfouri, mais de 270 delegados são esperados para participar da 7ª Conferência de Saúde, além de autoridades e convidados. Segundo ela, durante os debates nos grupos de trabalho será utilizado um sistema de relatoria próprio para a transferência de propostas estaduais e nacionais a serem levadas à Plenária Final. “Não houve tempo para capacitar a equipe com o sistema oficial desenvolvido pelo DataSUS - o Sisconferência – e por isso optamos por utilizar o nosso sistema em tabelas mesmo”, justificou.
      Ainda de acordo com a secretária executiva foram realizadas ao todo 50 conferências municipais. Duas não foram validadas por terem sido feitas em conjunto, o que segundo ela vai contra o regulamento da conferência.
      Ao final da 7ª Conferência Estadual de Saúde de Rondônia, 48 delegados serão eleitos para participar da nacional em Brasília. A conferência segue até o dia 21.

 

Confira programação completa da conferência

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I