Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de outubro de 2011

 

Roraima, Pará e Santa Catarina realizam conferências de saúde

 

 

 

      Na reta final da etapa preparatória para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, três conferências estaduais serão realizadas a partir desta quarta-feira (19) nas regiões norte e sul do país. Roraima (RR), Pará (PA) e Santa Catarina (SC) contarão com mais de 2600 delegados vindos da etapa municipal para a discussão de políticas públicas em saúde. O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ministro, Alexandre Padilha, já confirmou presença nas conferências de Roraima e Santa Catarina. As demais vão contar com representantes do Ministério da Saúde e outras autoridades

 

Roraima

 

      Em 23 anos de criação do estado, Roraima realiza a 6ª Conferência Estadual de Saúde entre os dias 19 e 21 de outubro na capital Boa Vista. Ao todo serão 300 participantes, sendo 250 delegados e 50 convidados. Segundo o coordenador da relatoria do Conselho Estadual de Saúde de Roraima, Fernando Silveira, o evento também será aberto à comunidade, mas ressalta que a participação será na forma de observadores. “Vamos disponibilizar ônibus para que a população possa se deslocar até o local do evento”, contou.


      De acordo com Silveira, é grande a expectativa para a conferência, já que pela primeira vez foi possível atingir os 15 municípios do estado durante a etapa municipal. “Isso significa dizer que teremos maior representatividade nesta conferência. Temos pouca vivência neste tipo de processo e por isso esse evento se destaca como diferencial frente aos outros já realizados”, explicou entusiasmado.


   A organização da 6ª Conferência Estadual de Saúde de Roraima já disponibilizou todo o material como regulamento e regimento no site http://www.saude.rr.gov.br/ para que participantes e comunidade interessada possam se interar sobre os temas a serem trabalhados durante a conferência. Ao todo, 36 delegados serão eleitos para a etapa nacional da 14ª Conferência.

 

Confira aqui a programação completa da conferência

 

Pará

      Após a etapa municipal realizada em 103 dos 143 municípios paraenses, mais de 700 delegados são esperados para participar da Conferência Estadual de Saúde do Pará, que acontece entre os dias 20 e 21 de outubro, em Belém. De acordo com informações do Conselho Estadual de Saúde do Pará, são aguardados ao todo para o evento cerca de 1000 participantes entre delegados, autoridades e convidados.
      

     Segundo informações do Conselho Estadual de Saúde do Pará, será utilizado um sistema de relatoria próprio para a transferência de propostas estaduais e nacionais a serem levadas à Plenária Final. A Conferência Estadual de Saúde do Pará contará com a eleição de 112 delegados para representarem o estado na etapa nacional em Brasília, que acontece entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro.


Confira aqui a programação completa da conferência

 

Santa Catarina

      Já no sul do país cerca de 1660 delegados catarinenses vão participar dos debates da 6ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina, entre os dias 19 e 21 de outubro, na cidade de Florianópolis. No entanto, de acordo com a coordenadora de relatoria da conferência, Jaqueline Nehring, o público esperado é de mais de 2 mil pessoas se for somado o número de convidados e autoridades participantes do evento.

      

     Sobre o processo de relatoria no evento, a coordenadora explicou que a equipe atual, responsável pela consolidação do documento base com as propostas municipais para a etapa estadual é formada por 15 pessoas, mas lembrou que esse número será ampliado para a conferência. “Como teremos um público relativamente grande vamos ter uma reunião pré-conferência para definir o quantitativo extra para compor a equipe”, disse.

      

     Ainda segundo Nehring, será utilizado o sistema de base de dados da Secretaria Estadual de Saúde para a transferência de propostas estaduais debatidas nos grupos de trabalho. O sistema desenvolvido pelo DataSUS -  Sisconferência – será usado para envio das propostas nacionais para a 14ª Conferência.

 

Confira aqui a programação completa da conferência

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I