Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 21 de março de 2011


O Brasil celebra do Dia Internacional da Síndrome de Down

 

 

           Hoje, dia 21 de março, é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data, escolhida pela Associação Internacional da Síndrome de Down, faz alusão à anomalia no cromossomo 21.

 

           Estima-se que cerca de 100 mil brasileiros tem síndrome de down, sendo que a cada 700 crianças, uma nasce nesta condição. É importante destacar que não se trata de uma doença, mas sim de uma alteração genética que ocorre já no início da gestação.  A única limitação é o preconceito. Mas, aos poucos, a síndrome de Down é mais compreendida. A mídia e Instituições que trabalham diretamente com os portadores da anomalia têm papel fundamental nessa luta.

 

           Não existem limites para a criança portadora da síndrome, principalmente quando são atendidas de forma eficiente e com todo carinho da família que elas merecem receber. Com o apoio adequado, elas se superam. Prova disso é que mais de uma dezena delas concluiu seus cursos de graduação, e inúmeras delas vem sendo absorvidas pelo mercado de trabalho.

 

           Para a síndrome de down não há cura. E isso não deve ser falado com pesar, ou com pessimismo. Na verdade, é preciso aprender a respeitar a diversidade humana, para que possamos investir nas pessoas e em suas potencialidades, em vez de permanecermos focados em lamentos, diferenças ou limitações. Por tudo isso, o que se deseja no dia de hoje a todas as pessoas portadoras da síndrome de down é elas sejam cada vez mais estimuladas, acolhidas e incluídas.

 

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I