Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 24 de março de 2011


24 de março marca a luta mundial contra a Tuberculose

 

 

           24 de março é o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A data foi lançada, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD). Trata-se de uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch.

 

           A tuberculose (TB) é uma das enfermidades mais antigas do mundo. Mas não é uma doença do passado como muitos imaginam. Está em estado de emergência global decretado pela Organização Mundial de Saúde como enfermidade reemergente desde 1993. Segundo estimativas da OMS, dois bilhões de pessoas, o que corresponde a um terço da população mundial, está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Destes 9 milhões, desenvolverão a doença e 2 milhões morrerão a cada ano.

 

           A tuberculose é considerada prioridade pelo governo brasileiro desde 2003. O Brasil é o 19º entre os países com o maior número de casos em todo o mundo, o Estado do Rio de Janeiro se destaca no quadro nacional por apresentar, historicamente um elevado número de casos.

 

           Entre as mobilizações para marcar o Dia Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, o Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose - RJ promoverá um "Ato Público Brasil Livre da Tuberculose". O evento será na Praça Floriano (Cinelândia) - Frente à escadaria da Câmara de Vereadores , no Rio de Janeiro.

 

           No dia 16 de março, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) tratou do tema da tuberculose durante sua 219ª Ordinária. Na oportunidade, foram aprovadas duas recomendações, uma sobre a concessão de um benefício para portadores de tuberculose, que será enviada ao Ministério da Saúde (MS) e outra, sobre a inclusão do tema da TB na agenda política dos Conselhos de Políticas Públicas.

 

           Entenda - Tosse que dura mais de três semanas, febre (mais freqüente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil são sintomas da tuberculose que todo mundo deve ficar atento. A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo ar e pode matar se não for diagnosticada e tratada corretamente.

 

           O tratamento, segundo a a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Silvana Romano, é feito com medicamentos próprios para o controle da doença. O SUS oferece tratamento aos pacientes de tuberculose sem custo nos centros e unidades de saúde de todo o País. Para tirar dúvidas ou obter mais informações sobre o contágio, sintomas e tratamento da tuberculose, ligue para o Disque-Saúde no 0800 61 19 97 ou acesse o site do Ministério da Saúde no endereço www.saude.gov.br .

 

Panorama da Tuberculose no Brasil

- O número de óbitos em 2009 foi de 4,8 mil;

- Atualmente, o Brasil ocupa o 19º lugar no ranking dos 22 países que concentram 80% dos casos do mundo;

- Com relação à incidência, o Brasil é 108º colocado;

- No país, a tuberculose é a 3ª causa de óbitos por doença infecciosa e a 1ª entre pacientes com aids.     

- Em média, o Brasil registra 72 mil casos novos por ano;

- Desde 2002, o percentual de cura apresenta aumento gradativo, passando de 69% para 73%, em 2008. A meta do PNCT é atingir 85%, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS);

- Houve fortalecimento da descentralização das ações de atenção ao paciente, expansão da cobertura da estratégia do Tratamento Diretamente Observado (TDO). Hoje, 43% dos casos novos são acompanhados; em 2002 eram apenas (3,3%). Atualmente, 86% dos municípios prioritários, que concentram 70% dos casos de tuberculose, adotam o TODO.

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

Com informações do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Fórum ONG TB-RJ

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I