Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 26 de agosto de 2011


CNS lança publicação sobre relatórios finais da 12ª e 13ª Conferências Nacionais de Saúde

 

 

 

img

           As Conferências de Saúde representam hoje um dos principais espaços para avaliação e construção de políticas públicas de saúde. São nelas que representantes de usuários, gestores, prestadores e trabalhadores de saúde se reúnem em diferentes etapas nos municípios e estados consolidando propostas levadas posteriormente para o âmbito nacional.  Desde sua criação na década de 30 do século XX foram realizadas 13 Conferências Nacionais de Saúde.

 

           Dentro desse contexto e no ano em que acontece a 14ª edição da Conferência Nacional, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) apresenta a publicação: Das deliberações participativas à Política de Saúde concreta – Análise da 12ª Conferência Nacional de Saúde e da 13ª Conferência Nacional de Saúde. O relatório traz o estudo de 1575 deliberações estabelecidas nas duas conferências. Para a pesquisa a metodologia usada foi tanto a da análise do conteúdo dessas propostas, bem como a abordagem quantitativa referente à coleta de dados.

 

Resultados

 

           De acordo com a publicação, ambas as conferências reforçaram em suas deliberações, a garantia do cumprimento do que está na Constituição Federal de 1988 que coloca a saúde como um direito de todos e dever do estado. Tanto é que na análise são frequentes assuntos relacionados à agenda do SUS, entre eles direito à saúde, responsabilidade pública, financiamento garantido e compartilhado e mecanismos vigentes de controle social na saúde.

 

           Um fato considerado relativamente novo dentro das constatações dos relatórios finais da 12ª e 13ª Conferências diz respeito às mudanças na sociedade brasileira e suas pluralidades e que demandam a ampliação do acesso à saúde para determinados grupos. Enquadram-se nessa perspectiva a população indígena, a afrodescendente, a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), a população carcerária e a rejeição à homofobia.

 

Números

 

           Dentre os dados analisados, a maior incidência trata de problemas nacionais e outras políticas públicas além do setor saúde com 16,3%, um total de 256 deliberações. O controle social e a participação social vêm em segundo lugar com 14%, 221 deliberações, seguidos de financiamento da saúde, 11%, 174 deliberações e gestão do trabalho e educação em saúde, com 10,9%, 172 deliberações.

 

           Com um pouco menos de frequência aparecem gestão do SUS (4,8%), ciência e tecnologia em saúde (4,8%), assistência farmacêutica (3,3%), saúde da criança (1,9%), saúde do trabalhador (1,7%), alimentação e nutrição (1,2%), entre outros.

 

           A publicação lançada tem como objetivo auxiliar na preparação dos debates da 14ª Conferência Nacional de Saúde que está neste momento em fase de construção com as etapas municipais e estaduais. Vai servir também de auxílio para os trabalhos de Conselhos de Saúde de todo o Brasil.

 

           O CNS encaminhará em breve cópia do relatório consolidado aos Conselhos e Secretarias Municipais e Estaduais de todo o Brasil. Os interessados já podem acessar o conteúdo da publicação no endereço www.saude.gov.br/14cns.

 

Memória

 

           A 12ª Conferência Nacional de Saúde teve como tema central: “Saúde direito de todos e dever do Estado, o SUS que temos e o SUS que queremos”.  Participaram da etapa nacional quatro mil pessoas, 135 grupos de trabalhos 3100 conferências municipais e 27 estaduais. As principais discussões foram sobre direito à saúde, seguridade social e saúde, controle social e gestão participativa, financiamento, entre outros. Os debates geraram 718 deliberações e 90 moções.

 

           Na 13ª, a saúde como sinônimo de bem-estar norteou os debates. O tema escolhido foi “Saúde e qualidade de vida: políticas de estado e desenvolvimento”. Foram realizadas 4413 conferências municipais, 27 estaduais. A etapa nacional reuniu 3068 delegados, 302 observadores e 210 convidados. Os principais assuntos de debate se desenvolveram em três grandes eixos temáticos: desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de desenvolvimento; políticas públicas para a saúde e qualidade de vida: o SUS na seguridade social e o pacto pela saúde; e participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde.

 

           Acesse aqui a publicação completa

 

Voltar 
 

Assessoria de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-2150/2151

Fax: (61) 3315-2414/2472
e-mail: comunicacns@saude.gov.br
Site: http://www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I