Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 26 de janeiro de 2011

 

Em reunião do Conselho, Alexandre Padilha defende garantia do acesso

 

 

img
Foto: Conselho Nacional de Saúde

        O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, na manhã desta quarta-feira (26), da 217ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde.

 

        Padilha ressaltou que sua presença na reunião do Conselho não é, apenas, um gesto político ou de apoio ao fortalecimento do Controle Social, mas também uma convicção que ele sempre teve de que não é possível desenvolver o País ou promover mudanças nas políticas públicas sem a participação da sociedade. "Não vamos dar conta de solucionar os problemas da saúde sem criar um espaço permanente de diálogo", disse o Ministro.

 

        Ele defendeu, ainda, que o Conselho seja um espaço de debates que gerem mudanças concretas. "Temos de refletir permanentemente se nossas reuniões estão mudando ou não os rumos da saúde e se isso não está acontecendo temos de rediscutir o papel dos Conselhos".

 

        Alexandre Padilha enfatizou a questão da garantia do acesso. "Todos os interesses são legítimos, mas todos eles precisam garantir o acesso. Esse deve ser o nosso principal objetivo", disse o Ministro que reforçou a importância do Controle Social para que o acesso seja o centro do debate. Ele também defendeu a construção de um indicador para medir a qualidade do acesso.

 

        Padilha falou na consolidação do marco regulatório no que se refere à pactuação entre União, Estados e municípios e dos três pedidos da Presidenta Dilma: rede de atenção integral a saúde da mulher e da criança; consolidação da saúde mental com foco para álcool e outras drogas; e processo de implantação das UPAs como mais um equipamento pertencente a rede de atenção, "ou seja, um instrumento da urgência e emergência sem  abrir mão do fortalecimento da atenção básica, pois não há acesso sem atenção básica".

 

        Após as intervenções dos Conselheiros, o Ministro Padilha reiterou seu compromisso com o Conselho Nacional de Saúde e falou do papel do Controle Social no combate a dengue. Segundo ele, é fundamental o engajamento de todos e a mobilização das entidades junto a sua base para enfrentar a dengue.

 

        A Reunião do Conselho segue até a tarde desta quinta-feira transmitida em tempo real. Confira a pauta completa.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I