Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de julho de 2011

 

CNS participa de encontro que tem como temática envolvimento popular

 

 

        A participação dos movimentos sociais na construção de políticas públicas foi tema, nesta quinta-feira (28), no 28º Fórum do Planalto Agenda de Governo, Políticas Públicas e Gestão que contou com a presença de representantes da Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Saúde (CNS).


        O ministro Gilberto Carvalho, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, lembrou que a reabertura política no Brasil após 20 anos de ditadura militar somente foi possível com a forte pressão dos movimentos que se uniram e lutaram contra a repressão. “Essa época significou a construção de uma nova cultura política na década de 80 e que se consolida até o dia de hoje”, afirmou.


        Carvalho citou também algumas demandas sociais, que após um processo de articulação e do dialogo da sociedade civil organizada com o governo, tornaram leis ou políticas públicas de Estado, como por exemplo, o Programa Universidade para Todos (ProUni). Dentro desta perspectiva destacou ainda a importância e a efetividade dos Conselhos e das Conferências Nacionais que representam na atualidade espaços eficazes de participação social. “As Conferências já existiam anteriormente, mas agora se intensificaram e ganharam uma qualidade inédita nos últimos oito anos”, disse.


        Para a secretária-executiva do CNS, Rozângela Camapum, os Fóruns do Planalto tem pautado vários temas do controle social que permitem o diálogo entre sociedade organizada e governo. “Para o Conselho Nacional de Saúde é fundamental porque divulga e fortalece a ação junto à sociedade”, ressaltou.


        Os Fóruns do Planalto acontecem desde 2003 e têm como objetivo reunir os servidores da Presidência da República e convidados para a discussão permanente de temas da agenda de governo. No encontro desta manhã o chefe da Secretaria-Geral da Presidência falou sobre a intenção do governo de criar um Sistema Nacional de Participação Social que permita elencar e unir todos os movimentos sociais.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail:
cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I