Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de setembro de 2011

 


Política de Formação em Saúde é tema de Seminário

 

 

 

       A segunda mesa do IV Seminário Nacional sobre Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde, realizado nessa quinta-feira (29) em Brasília, abordou o tema Política de Formação em Saúde: a residência em área profissional de saúde.

 

       E, para debater o temário, tomaram assento à mesa Sônia Regina Pereira, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (MEC), os expositores Armando Raggio, diretor de Hospitais Universitários e Residência em Saúde, Ricardo Burg Ceccim e Ana Paula Cerca, ambos indicados pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), as debatedoras Fernanda Rodrigues, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional, Paulette Cavaltante e Ana Paula Nunes, também indicadas pelo CNS. A coordenação da mesa ficou a cargo da conselheira nacional de saúde, Ruth Bittencourt.

 

       Armando Raggio, diretor de Hospitais Universitários e Residência em Saúde, defendeu a tese de que a terminologia adequada deve ser residência em medicina, e não médica. Na opinião de Raggio, a nomenclatura utilizada hoje dá a conotação de que apenas médicos serão os residentes.

 

       “Desde 2004, quando do lançamento do projeto AprenderSUS, exatamente aqui no Hotel Nacional em Brasília, já discutíamos o tema da residência multiprofissional”, relembra Ricardo Burg Ceccim. Para ele a Rede SUS é uma escola e a Lei Orgânica da Saúde é explícita. “Cabe ao SUS, como executor, implementar as políticas de formação de profissionais de saúde”, finaliza Ceccim.
A expositora Ana Paula Cerca, indicada pelo CNS, listou desafios e prioridades em relação à gestão do trabalho e da educação em saúde, e ressaltou que é necessário fomentar a criação das áreas de gestão do trabalho e da educação em saúde. E fez um alerta, “hoje só existem 52 Mesas de Negociações Permanentes do SUS vigentes no Brasil”. De acordo com Ana Paula, as Mesas são importantes instrumentos para decisões acertadas e pactuação dos protocolos, tão  necessários à promoção da saúde do trabalhador em saúde.

 

       Ana Paula Cerca aproveitou a oportunidade para divulgar o Prêmio InovaSUS, uma iniciativa do Ministério da Saúde, que tem por objetivo descobrir as práticas inovadoras na gestão do trabalho em saúde feitas Brasil afora. Entretanto, para inscrição é necessário que a iniciativa tenha um tema específico e esteja vigente ou tenha sido implantada no prazo máximo de cinco anos. Os temas estão listados no endereçowww.saude.gov.br .

 

       Por fim, a residente Fernanda Rodrigues destacou que o verdadeiro tema a ser discutido dever ser “a qualidade da prática do residente”. Para ela, essa é a questão principal. “O residente não pode ser visto simplesmente como mão de obra”. Além disso, assegura Fernanda, “precisamos nos assegurar de que teremos preceptores qualificados”, finalizou.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I