Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de maio de 2012

 

 

 

 

Saúde +10 é saúde nota 10

 

        A qualificação material e funcional de toda a rede pública, a garantia de assistência farmacêutica, o aprimoramento da rede de atenção a urgências, a redução das desigualdades: essas são algumas das carências em relação à saúde apresentadas pelo povo brasileiro. Por isso, são também diretrizes do Plano Nacional de Saúde discutido e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Parte dessas necessidades não pode ser atendida atualmente por falta de investimento reservado à saúde.

 

        O controle social é a força representativa que a população tem para participar da formulação, instalação e acompanhamento das políticas públicas. Dessa maneira, os cidadãos podem contribuir decisivamente para que a vida flua de maneira plena e as pessoas tenham condição física e mental de melhorá-la.

 

        Durante os últimos anos as políticas públicas de saúde, apesar de sua fragilidade, têm evoluído de maneira expressiva. A consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) é o principal objetivo alcançado até agora.

 

        Em 16 de janeiro de 2012 foi editada a lei complementar 141, que fala sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, estados, Distrito Federal e municípios em ações e serviços públicos de saúde; além de estabelecer as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas nas três esferas de governo.

 

        Para as esferas estadual, distrital e municipal de governo existe um valor fixado de investimento específico em saúde. Em nível nacional, ele é relativo à variação anual da receita bruta da União. Para que o povo tenha o que realmente precisa, estudos apontam que o necessário é firmar a porcentagem, como já acontece nos estados, Distrito Federal e municípios. A lei 141 pode e deve ser reavaliada.

 

A Campanha Nacional

 

        O Movimento Nacional em Defesa da Saúde defende a fixação do repasse de 10% das receitas correntes brutas da união para a saúde e conta com a participação de diversas entidades representativas da sociedade brasileira na luta pela proposição de um projeto de lei. O objetivo é a coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar 141. Para que isso aconteça, a sociedade precisa participar com 1,5 milhões de assinaturas.

 

        Você pode ser agente no processo de democratização do desenvolvimento. Fazendo parte da campanha Saúde +10, você pode mudar não só a história de uma organização política chamada “Estado”; mas de um povo. Preencha o formulário e contribua para que os brasileiros tenham saúde enquanto constroem um presente seguro e um futuro melhor. Saúde +10 é saúde nota 10!

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I