Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de março de 2012

 

Secretários executivos dos conselhos de saúde participam de capacitação

em Brasília

 

 

         O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza hoje (1) e amanhã (2) o Encontro com as Secretarias Executivas dos Conselhos de Saúde em Brasília (DF). O evento reúne representantes dos 26 estados e do Distrito Federal e dos conselhos municipais de saúde das capitais com o objetivo de definir estratégias e linhas de ações para o ano de 2012 e promover uma troca de experiências entre os atores do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).


         A abertura do evento contou com a presença da secretária executiva do CNS, Rozângela Camapum, da diretora do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (DAGEP), Julia Roland, e dos assessores da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (MS), Elizabete Matheus e Pedro Lucas de Moura.


         O primeiro item de pauta discutido no encontro foi o plano de ação do Ministério voltado para o cumprimento da determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), prevista no Acórdão da 1ª Câmara n° 1.660 de 22 de março de 2011. O documento prevê a regulamentação efetiva da paridade dos conselhos de saúde em todo Brasil.


         De acordo com Elizabete Matheus, várias atividades foram desenvolvidas no ano passado e terão continuidade em 2012 para identificação dos municípios que não cumprem as disposições da lei n° 8.142-90 e da Resolução CNS n° 333-03. Segundo a assessora da Secretaria Executiva do MS, os trabalhos de mobilização junto aos conselhos estaduais e municipais tiveram início em julho de 2011, a partir de uma comunicação formal sobre o conteúdo do acórdão e a importância de seu cumprimento.


         Além disso, foram realizadas reuniões para reformulação do Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde e debates com base no tema durante as conferências nas etapas municipal, estadual e nacional, entre outras atividades. “As linhas de ações que estamos desenvolvendo se dividem em três eixos basicamente: o lançamento do novo Sistema de Acompanhamento dos Conselhos, que já está previsto para a reunião de março do Pleno do Conselho Nacional de Saúde, assim como, a mobilização dos conselheiros e gestores a nível municipal e estadual”, explicou Elizabete Matheus.


         Para a assessora, um dos desafios é atualizar os dados para que a força-tarefa desenvolvida tenha resultados concretos. De acordo com os últimos dados de 2008 do Ministério da Saúde, referentes à situação do cumprimento da paridade, dos 5.541 conselhos cadastrados 3.712 não cumpriam a paridade (50% de usuário, 25% de profissionais de saúde e 25% de gestores), ou seja, 66,9% dos colegiados. “A preocupação não é somente com o cumprimento do acórdão, mas que o controle social e o papel dos conselhos sejam efetivos”, apontou.


         Sobre o assunto, a secretária executiva do CNS, Rozângela Camapum, ressaltou que haverá a participação dos conselheiros nacionais para sensibilização dos colegiados com o objetivo de destacar a importância do preenchimento do cadastro com informações atualizadas.

 

Coordenação de Plenária


         O conselheiro nacional de saúde, Francisco Batista Júnior, foi convidado em seguida para compor a mesa e falar sobre a importância do papel dos coordenadores de plenária. Junior fez uma breve contextualização sobre a atuação das coordenações nos últimos anos e destacou vitórias que contaram com a participação desses atores como a aprovação da Emenda Constitucional n.º 29 em 2011.

 

         O conselheiro explicou que o trabalho da coordenação de plenária é ir além dos espaços institucionais dos conselhos e das conferências e pontuou que os secretários executivos vejam esses atores como aliados na luta pelo fortalecimento do controle social. “A atuação é de interlocução, não é de competição com os conselhos, mas sim de importante articulação política junto aos gestores e à população, assim como, de monitoramento das decisões das conferências de saúde”, ressaltou.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I