Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 1º de novembro de 2012

 

Corrupção na área da saúde afasta prefeita de Natal

 

         Em sua última reunião ordinária, a 238ª realizada nos dias 9 e 10 de outubro, a situação da saúde no Rio Grande do Norte foi item de pauta debatido no Pleno do CNS. À época foram relatadas situações inaceitáveis, como falta de médicos, de leitos nos hospitais e principalmente de medicamentos.

 

         Para solucionar a questão, na última quarta-feira, 31, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Amaury Moura Sobrinho, afastou do cargo a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e determinou ao presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins, “a posse imediata” do vice-prefeito Paulinho Freire.

 

         Micarla de Sousa e alguns de seus secretários municipais são acusados de participar de um esquema de corrupção na gestão da Secretaria Municipal de Saúde, que foi deflagrado com a execução da Operação Assepsia.

 

         Operação Assepsia - A operação, realizada pelo MPE em 27 de junho, identificou fraudes nos processos de qualificação e de seleção de ONGs para a administração da UPA Pajuçara e dos Ambulatórios Médicos Especializados (AMES). Despesas fictícias nas prestações de contas apresentadas à secretaria municipal de Saúde, segundo o MP, constituíram um dos métodos para o desvio de recursos.

 

         No dia 11 de outubro de 2012, o MPE protocolou o pedido de afastamento. A acusação alegava “fortes indícios” de envolvimento da prefeita com o esquema fraudulento, alvo da Operação Assepsia. As irregularidades teriam ocorrido na secretaria municipal de Saúde de Natal e em outros órgãos da administração.

 

         Para o Conselho Nacional de Saúde (CNS) o desenrolar da situação do Rio Grande do Norte é uma manifestação importante da atuação da sociedade. Juntos, representantes de saúde estaduais e municipais, conselho estadual de saúde e Ministério Público do Estado fizeram toda a diferença para modificar o atual quadro da saúde potiguar.

 

Denise Miranda

denise.miranda@saude.gov.br

Assessoria de Impresa do CNS

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I