Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de maio de 2012

 

 

Controle social é parte da estratégia nacional

 

 

        Na sexta (27), véspera do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril, foi lançado o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PLANSAT) com definição de estratégias e ações para implementação, monitoramento, avaliação e aperfeiçoamento do sistema nacional atual.

 

        O PLANSAT prevê a promoção da participação dos trabalhadores e empregadores nas instâncias de controle social. Entre as ações estratégicas, estão as que promovem o fortalecimento da participação de representantes de trabalhadores e empregadores nas instâncias de controle social, como conferências, conselhos, comissões e grupos de trabalho, em âmbito nacional, estadual e municipal.

 

        Para o conselheiro nacional Jorge Venâncio, que no CNS representa a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), uma das grandes contribuições do controle social é identificar áreas mais problemáticas do ponto de vista da segurança e da saúde do trabalhador. “Como ainda não temos um acompanhamento mais específico por parte das unidades e dos profissionais de saúde, cabe, na prática, aos movimentos sociais e aos sindicatos sistematizar informações sobre os principais gargalos da segurança e da saúde do trabalhador”, observa.

 

        Entre os setores mais afetados por acidentes de trabalho está o da construção civil e o transporte rodoviário de carga. “É comum entre os caminhoneiros fazer jornadas de 20 horas ou mais por dia”, ressalta o conselheiro nacional Jorge Venâncio. Ele também faz parte do grupo tripartite que, integrando representantes do governo, de sindicatos de trabalhadores e de associações patronais.

 

        “O resultado desse trabalho intersetorial e tripartite fortalece as ações de saúde do trabalhador induzidas pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, que tem como um de seus pilares a contínua atenção integral à saúde do trabalhador”, explicou o coordenador geral de saúde do trabalhador do Ministério da Saúde, Carlos Vaz.

 

        Entre as demandas do CNS está a elaboração de um sistema de dados mostrando o índice de acidentes que afetam trabalhadores, a começar pelas investigações de mortes causadas por acidentes de trabalho notificadas no Sistema de Informação sobre Mortalidade.

 

        Acesse aqui a recomendação  do CNS pela estruturação da rede integrada de informações em Saúde do Trabalhador

 

        Acesse aqui o decreto que trata da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I