Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de março de 2012

 

 

PID retoma com força suas atividades

 

 

         O debate sobre o Programa de Inclusão Digital (PID) foi o último ponto de pauta do Encontro com as Secretarias Executivas dos Conselhos de Saúde. Participaram desta mesa, Gleisse de Castro, coordenadora técnico normativa da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde (CNS), cuja tarefa foi coordenar os trabalhos, Zenite Bogea, coordenadora do Programa e Maria da Glória Campos da Silva, consultora técnica do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (Dagep).


         Ao iniciar sua fala, Zenite Bogea fez questão de registrar seu agradecimento a secretários e secretárias executivas de todo país, ali representados, pelo avanço e desenvolvimento que o Programa de Inclusão Digital tem apresentado no decorrer de seu funcionamento. Para Zenite, “a consolidação do PID fortalece o controle social”.


         A coordenadora do PID relatou que o ano de 2011 foi atípico. De acordo com Zenite Bogea, no ano passado todos os esforços foram concentrados para a realização da 14ª Conferência Nacional de Saúde e, por isso os debates sobre o PID foram bastante reduzidos. Agora em 2012, informa Zenite, os três pilares do PID serão retomados a todo vapor: entrega de equipamentos, formação de conselheiros e conectividade.


         Para satisfação dos secretários e secretárias executivas, Zenite Bogea informou que até julho deste ano 1000 (mil) aparelhos de televisão serão entregues aos conselhos de todo país. A recomendação, alerta Zenite, é que os conselhos de saúde contemplados primeiramente, organizem-se para receber os aparelhos de TV, definindo em que local será instalado e como o equipamento será utilizado.


         Na avaliação da coordenadora do programa, “definir estratégias para utilizar bem os equipamentos é garantir uma informação de qualidade para os conselhos de saúde”. Ainda que haja dificuldade na execução do PID e grandes desafios a enfrentar, ressalta Zenite, “não tenho a menor dúvida de que ele é o grande responsável pelo fortalecimento do controle social”, finaliza.


         Por fim, a consultora do Dagep, Maria da Glória Campos da Silva, aproveitou a presença dos representantes dos 27 estados da federação e reforçou a necessidade de receber, por parte dos conselhos de saúde, um comunicado oficial acerca da realização de eventos com caráter formativo para que o repasse de recursos possa ser plenamente justificado.

 

         Encerrados os trabalhos do Encontro com as Secretarias Executivas dos Conselhos de Saúde, o grupo reuniu-se para a foto oficial, já com o indicativo de um novo encontro em novembro deste ano.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I