Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de abril de 2012

 

Inclusão digital: nova etapa de capacitação vai preparar conselhos de saúde

 

 

        Prazo para inscrição para nova etapa de capacitação para inclusão digital dos conselhos de saúde termina em 12 de abril. CNS lança site para orientar conselhos.

 

        Conselhos de Saúde de todo o País têm até 12 de abril para se inscrever na próxima etapa do Programa de Inclusão Digital (PID), que tem contribuído para que a informática e a internet sejam usadas como ferramentas para busca de informações em saúde e para melhorar a comunicação entre conselhos e também com a sociedade.

 

        Para orientar os conselheiros, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou hoje um site com informações detalhadas sobre esse programa de capacitação, de modo a facilitar a inscrição no PID.  “Com isso, ampliamos a oportunidade de os conselhos se capacitarem quanto aos meios digitais e terem mais uma ferramenta importante para tornar o controle social cada vez mais eficiente, inclusivo e compartilhado”, considera a conselheira nacional de saúde Ruth Bittencourt.

 

        Navegando pela internet, os representantes dos conselhos aprendem a pesquisar sobre saúde utilizando ferramentas de busca e também a consultar bases de dados de indicadores, gastos e legislação do setor, como a Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa/MS/Opas) e o Portal da Transparência. “A partir de informações divulgadas em sites oficiais na internet, os conselheiros dispõem de mais subsídios para analisar os repasses para a saúde e avaliar o cumprimento da legislação, de modo a melhor fundamentar suas propostas para melhorar o financiamento na área da saúde, por exemplo”, explica a secretária executiva do CNS.

 

Inclusão digital para o controle social

 

        O PID foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS). O Curso de Comunicação e Informação, segundo componente do PID, é efetivado por meio de convênio com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

        Por meio de sorteio foram escolhidos em 2006 dez conselhos de saúde (dois por região do país) que participaram do projeto piloto do curso: estaduais de Goiás, Roraima, Sergipe e os municipais de Adrianópolis/PR, Cáceres/MT, Colinas do Tocantins/TO, Gravataí/RS, Itabaiana/PB, Itapeva/SP e Montes Claros/MG. Em maio de 2007, foi concluído o segundo módulo, ministrado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) em parceria com o CNS, e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa/MS, com conteúdos sobre Informação, Comunicação em Saúde e Controle Social, realizado nas cinco regiões do país na modalidade presencial para 320 conselheiros de saúde entre conselheiros estaduais e nacionais, assim como coordenadores de plenária.

 

        “A avaliação das experiências-piloto permitiu que a proposta fosse aperfeiçoada, para em seguida ser aplicada em escala nacional, sempre a partir de três pilares fundamentais: a oferta de equipamentos, a garantia da conectividade à internet e a formação dos conselhos para o uso dessa tecnologia com vistas ao fortalecimento do controle social”, ressalta a Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa, Julian Roland. Ela lembra ainda que a meta é atender todos os conselhos, dando prioridade aos que se cadastrarem no Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (SIACS) e conselhos que já receberam todos os equipamentos do PID (computador, impressora e TV) instalaram os equipamentos no espaço físico do conselho e já passaram a usar os equipamentos.

 

        A coordenadora do PID, Zenite Bogea, do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, explica que todos os grupos de trabalho do Programa instituído nos estados monitoram o processo junto aos conselhos, coordenado pelos conselhos estaduais, realizando  visitas e articulando-se com os conselhos, inclusive os que ainda estão pendentes. “A estratégia do monitoramento e acompanhamento do GT PID (Grupo de Trabalho do PID) nos estados foi fundamental para o fortalecimento dos conselhos enquanto instâncias de representação da sociedade, graças à articulação dessa pluralidade de representações”, salienta.

 

Acesse o site do Programa de Inclusão Digital (PID)

 

Saiba mais sobre o Curso de Informação e Comunicação em Saúde para o Controle Social

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I