Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de maio de 2012

 

 

Punição de instituições de saúde que exigirem cheque-caução é destaque

 

 

        Nesta semana, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 3331/12 que propõe a modificação do Código Penal brasileiro em relação à cobrança para atendimento. O texto aumenta a punição para instituições e profissionais que condicionarem atendimento médico emergencial a qualquer tipo de garantia financeira como cheque-caução ou nota promissória.


        Atualmente o Código Penal prevê como pena para a omissão de socorro a detenção de um a seis meses ou multa. Com o novo texto, a detenção passaria de três meses a um ano e multa, com os agravantes permanecendo os mesmos: aplicação da pena em dobro, se da prática resultar lesão corporal grave, e até o triplo, em caso de morte. Proposto pelo poder Executivo, o PL segue para apreciação do Senado Federal.


        Outra modificação é a obrigatoriedade de os estabelecimentos fixarem, em local visível, cartaz ou equivalente com a informação de que constitui crime a exigência dessas garantias financeiras ou ainda o preenchimento prévio de formulários para o atendimento.


Comissão Intergestores


        O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) apresentou na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 149/12, que dá força de lei às decisões das comissões intergestores do Sistema Único de Saúde (SUS) que abordarem sobre matéria de competência dos conselhos de Saúde. A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada para esse fim. Depois, a proposta seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.


        As comissões intergestores tripartite (nacional) e bipartite (estadual) foram instituídas pela Norma Operacional Básica 01/93 do SUS, como fórum de negociação entre os gestores. Suas definições e propostas devem ser referendadas ou aprovadas pelo respectivo Conselho de Saúde, submetendo-se ao seu poder deliberativo e fiscalizador.


Comissão Especial


        Para melhor discutir os recursos destinados à saúde, representantes da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) entregaram na quarta-feira (2) a presidência da Câmara, uma proposta de criação de uma comissão especial destinada a discutir o financiamento da saúde. Fontes da Comissão afirmam, que o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT/RS) prometeu analisar a questão.


Situação de abrigos


        A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizou na quinta-feira (3) uma audiência pública para debater as condições dos locais de internação dos dependentes de drogas. No encontro foi debatida a situação dos abrigos analisados e apresentados no relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos apresentado pelo Conselho Federal de Psicologia.


Postos de Registro


        Tramita de forma conclusiva nas comissões de Seguridade Social e Família, e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara o Projeto de Lei 3056/11, do deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que obriga os postos de atendimento nas maternidades públicas a efetuar o registro civil de nascimento.


        O texto em análise aponta que se o oficial de registro civil descumprir a norma estará sujeito a penas que vão da simples repreensão à suspensão por 90 dias, prorrogável por mais 30, em caso de reiterado descumprimento. Caso o descumprimento da norma persista, o oficial de registro poderá perder o direito de exercer suas atividades.


Agenda


        Realiza-se na próxima terça-feira (8) uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família para debater a importância da instituição da Semana de Mobilização Nacional contra a Obesidade Infantil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 20 anos, os casos de obesidade quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas).

 

        Na quarta-feira (9), a Câmara dos Deputados recebe o seminário “HPV - Prevenção, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento”. O objetivo do encontro é alertar a população como combater essa Doença Sexualmente Transmissível (DST), provocada pela infecção, causada pelo Papiloma Vírus Humano. No Brasil, de acordo com o informações do Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 137 mil novos casos da doença relacionada ao vírus.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I