Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de maio de 2012

 

 

Conselheiros nacionais de saúde debatem sobre saneamento

 

 

        Entre as diretrizes do Plano Nacional de Saúde, que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde, está a de implementar ações de saneamento básico para promoção da saúde e redução das desigualdades sociais. A questão do saneamento também é destaque entre os 16 objetivos estratégicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, levando em conta as principais demandas da sociedade brasileira em se tratando de políticas sanitárias.


        Para avaliar como essas diretrizes estão sendo implementadas e levantar propostas de modo a cumprir com esses objetivos, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) escolheu o tema do saneamento para o balanço do mês da sua próxima reunião ordinária, em 9 e 10 de maio.


        O abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas – aspectos relacionados ao saneamento básico – serão debatidos pelos conselheiros nacionais de saúde junto com representantes do Ministério das Cidades, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Instituto Trata Brasil.


        “O tema do saneamento é fundamental na agenda do controle social em saúde. Estamos acompanhando a execução das ações que fazem parte do Plano Nacional de Saúde e que estão alinhadas com diretrizes e objetivos aprovados pelo Conselho Nacional de Saúde”, observa o secretário executivo do CNS, Márcio Florentino.

 

Destaque para ações em saúde da população em situação de rua

 

        Na próxima reunião ordinária, o pleno do CNS também tratará do Plano Operativo para implementação de Ações em Saúde da População em Situação de Rua elaborado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa é um desdobramento da primeira diretriz do Plano Nacional de Saúde, reforçando garantia do acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção básica e da atenção especializada. O plano propõe-se a ampliar e fortalecer no âmbito do SUS os mecanismos de promoção da equidade e de enfrentamento de disparidades sociais, atendendo a segmentos historicamente excluídos, como a população em situação de rua.
 
        No encontro os conselheiros também vão trabalhar sobre os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio + 20. Outro destaque da reunião será a finalização do novo texto da Resolução CNS nº 333/2003 que trata da estrutura, da organização e do funcionamento dos Conselhos de Saúde, entre outros.

 

        A 233ª Reunião Ordinária do Pleno do CNS é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo site www.conselho.gov.br a partir das 9h.

 

Clique aqui para acessar a íntegra da pauta


Acesse aqui o Plano Nacional de Saúde

 

Serviço:


233ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde
Data: 9 e 10 de maio a partir das 9h
Local: Auditório da Organização Pan-Americana de Saúde, Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 – Brasília – DF
Atendimento à imprensa: (61) 3315-2560/3179/3576

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I