Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de março de 2012

 

Um dia para celebrar

 

 

         O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março, nessa quinta-feira. Todo ano a data nunca passa despercebida, é sempre muito celebrada, seja em forma manifestações populares, seja reivindicando melhores condições de saúde para mulher.  De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), o número de mulheres aumenta a cada ano e já representam mais da metade da população brasileira.

 

         Apesar de ter seus direitos garantidos pela Constituição Federal de 88, a mulher brasileira sabe que há muito a conquistar e os avanços podem ser ainda mais significativos. Por isso, na avaliação de Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos (Santinha), coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu), “é preciso trabalhar com determinação, cada vez mais, e para isso temos todo o apoio necessário do Ministério da Saúde.”

 

         Santinha, a coordenadora da Cismu, fez questão de registrar que no governo da presidenta Dilma Rousseff, das cinco prioridades elencadas, desde à época de campanha, três delas dizem respeito especificamente à saúde da mulher.

 

         Na avaliação da coordenadora, à Política de Atenção Integral de Saúde da Mulher estão inseridos programa, como por exemplo, a Rede Cegonha e iniciativas, como a luta pela detecção precoce dos cânceres de Mama e Útero, os mais letais para mulher, que tornam irrefutáveis e comprovam a preocupação que tem o governo federal/Ministério da Saúde com a saúde da mulher.

 

         Além disso, destaca Santinha, “até bem pouco tempo eram apenas 60 maternidades públicas para atender mulheres em situação de aborto previsto em lei, num universo de mais de 5000 mil municípios brasileiros”. Mas esta situação mudou comemora a coordenadora da Cismu, e, em quatro meses de gestão, o Ministério da Saúde ampliou de 60 para 90 o número de maternidades que atendem mulheres nessa situação de risco.

 

         Otimista, Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos (Santinha) alerta que “as comemorações não devem se resumir apenas ao dia 8 de março”, o Dia Internacional da Mulher “será estendido e celebrado durante todo o mês de março”, finaliza.

 

Saiba mais

 

CISMU - Instituída em 1993, pela Resolução CNS nº 39, de 4/2/1993, a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) tem, dentre os seus principais objetivos, avaliar as condições de saúde da mulher e as demais políticas de saúde, além de garantir uma política de saúde para as mulheres que respeite os direitos humanos, direitos sexuais, direitos reprodutivos e sua autonomia como cidadãs.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I