Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de agosto de 2012

 

Saneamento: sociedade tem um mês para apresentar sugestões

O Ministério das Cidades abriu consulta pública para que a sociedade apresente sugestões à Proposta do Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB). Esse espaço ficará disponível até 3 de setembro no site do Ministério das Cidades.  Nesse período, a população poderá sugerir emendas aditivas, substitutivas e supressivas nas 153 páginas da Proposta do Plansab.


Os interessados em participar da consulta pública podem se cadastrar no site do Ministério das Cidades, ler o documento e enviar sugestões. Para isso, foi criado especificamente um sistema de dados. Após o fechamento da consulta, o corpo técnico do ministério terá 30 dias para responder com justificativa as propostas enviadas.


Considerando o tema do saneamento é fundamental para a defesa do direito à saúde, os conselheiros nacionais de saúde avaliaram, na reunião mensal de maio, que o controle social terá um papel crucial para que todos os municípios brasileiros tenham, antes de 2014, um plano municipal de saneamento básico. Trata-se não apenas de uma meta, mas de fazer valer a lei 12.305/10, que condiciona repasses de recursos federais aos municípios que tiverem plano municipal de saneamento básico.

 

"É importante que os conselhos ajudem a lembrar as prefeituras sobre esse prazo previsto na lei, aproveitando inclusive o período de eleições para sensibilizar os candidatos a respeito dessa imensa responsabilidade", propôs o conselheiro nacional José Eri Medeiros.

 

O plano nacional de saneamento básico, que começou a ser debatido pelos conselhos nacionais de Saúde, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e das Cidades. Ainda na reunião de junho, o CNS vai apresentar propostas de recomendações para a Conferência Rio+20.

 

O secretário executivo do CNS, Márcio Florentino, lembra que um dos 16 objetivos estratégicos do Plano Nacional de Saúde sob a chancela do Ministério da Saúde, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde, é o de implementar ações de saneamento básico para promoção da saúde e redução das desigualdades sociais. Faz parte desse objetivo a estratégia de promover a inclusão, a participação e o controle social por meio de ações de educação em saúde ambiental e saneamento básico em municípios de até 50 mil habitantes. " Por isso, os conselhos de saúde de todo o país fazem toda a diferença quando acompanham e marcam presença na definição de políticas de saneamento, defendendo as principais demandas da sociedade brasileira em se tratando de políticas sanitárias.", salienta.

 

Além do desafio de eliminar os rejeitos, o desafio é mapear a falta de serviço de saneamento: 10% dos municípios brasileiros ainda não têm plano de saneamento – e portanto passam longe da determinação por lei de ter um plano de saneamento participativo. Apoiar os municípios para que consigam preparar seus planos de saneamento básico também é uma preocupação do CNS, levando em conta que, entre as diretrizes transversais que fazem interface com o Plano Nacional de Saúde, está a de implementar ações de saneamento básico e saúde ambiental, de forma sustentável, para a promoção da saúde e redução das desigualdades sociais, com ênfase no Programa de Aceleração do Crescimento.

 

Plano Nacional de Saneamento Básico

 

O Plansab foi elaborado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), para ser o instrumento do Estado de condução da política pública de saneamento básico. O plano vai definir as metas e estratégias de governo para o setor, nos próximos 20 anos, a fim de universalizar o acesso aos serviços de saneamento, como abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A meta é a universalização do abastecimento de água potável em todo o país até 2030.


A nova versão do Plansab será apreciada pelos Conselhos Nacionais de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Saúde e das Cidades. Depois, o documento segue para análise e deliberação do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e da Presidenta da República, Dilma Rousseff.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I