Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 09 de outubro de 2012

 

 

CNS debate Programa Farmácia Popular

 

A situação da assistência farmacêutica no Brasil fez parte do debate da 238ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na tarde desta terça-feira (9). Um dos destaques do tema discutido pelo plenário do Conselho foi o programa Farmácia Popular e a campanha Saúde Não tem Preço. Criada em 2004, a iniciativa tem como propósito aumentar o acesso à medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente de alto custo, a valores mais baixos.


De acordo com José Miguel do Nascimento, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, o acesso a medicamentos no Brasil tem avançado com a implementação da Política Nacional de Assistência Farmacêutica aprovada em 2005, entre outros aspectos. O diretor do MS explicou que existem 19 mil farmácias inscritas no Programa, 3.365 municípios atendidos. Até o mês de agosto mais de cinco milhões de usuários tiveram acesso ao Farmácia Popular e do início do ano até hoje o número chega a mais de 14 milhões. “Estamos em um momento de ampliar os medicamentos oferecidos”, apontou.


Os conselheiros nacionais de saúde reconheceram a ampliação do acesso aos medicamentos após a criação do programa, porém sugeriram modificações por conta das denúncias de fraudes recebidas pelo colegiado. Para Francisco Batista Júnior, coordenador da Comissão Intersetorial de Assistência Farmacêutica do CNS (Ciaf) é necessário que o Farmácia Popular contribua para a construção de uma rede pública de farmácias com acesso qualificado. “Precisamos ter uma grande rede pública de farmácias formada por profissionais qualificados, capaz de ampliar ainda mais o acesso.”, comentou.


José Miguel do Nascimento afirmou que o programa precisa ser aprimorado com medidas que vão desde melhorar o controle e o monitoramento, até avaliar os mecanismos estabelecidos para o acesso. Segundo o representando do MS, 11% dos usuários só tiveram acesso aos seus medicamentos após a criação do Farmácia Popular, disse ainda que de acordo com uma pesquisa nacional 92% avaliaram bem o programa e 66% afirmaram que economizam em média 40 reais na aquisição dos remédios.


Ao final o Pleno do CNS deliberou a construção de uma proposta de aperfeiçoamento do Programa Farmácia Popular, que será apresentada pela Comissão de Assistência Farmacêutica para apreciação do colegiado.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I