Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de agosto de 2012

 

CNS ressalta caráter estratégico de pesquisa com seres humanos

 

As diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos estiveram entre os temas principais de discussão da reunião de agosto do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Nesta quinta-feira, o CNS contou com a participação de membros da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), instância colegiada, de natureza consultiva, educativa e formuladora de diretrizes e estratégias no âmbito do Conselho.

 

Na ocasião, foi apresentada a nova secretária executiva da comissão, Eline Jonas, que destacou a importância de considerar os direitos humanos como um elemento chave da pesquisa envolvendo pessoas, levando em conta, antes de tudo, as necessidades da população. “No Brasil, a demanda dos usuários do SUS é que move nosso trabalho – e não interesses mercadológicos”, resumiu, ao explicar o caráter estratégico do controle social na Conep.

 

O encontro também foi dedicado à Resolução CNS 196/96, que trata das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, esteve em consulta publica entre 12 de setembro e 10 de novembro de 2011. Foram enviadas 1890 propostas que, uma vez analisadas, estão sendo sistematizadas e debatidas em seminários temáticos para subsidiar a construção da proposta de novo texto da Resolução CNS 196/96. O próximo seminário será realizado em 31 agosto.

 

Garantir acesso às tecnologias de que o SUS precisa: essa foi a prioridade salientada pelos conselheiros nacionais. Entre os avanços estratégicos do CNS, por meio da Conep, foi lembrada a Resolução 404/08, que prevê às pessoas que foram sujeito de pesquisa o direito de acesso  aos medicamentos que ajudaram a testar. O CNS também formou um grupo de trabalho composto por conselheiros de saúde e membros da Conep para acompanhar ações de fortalecimento da comissão.

 

A comissão

 

Independente de influências corporativas e institucionais, a Conep tem como principal atribuição o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Como missão, elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa das instituições.

 

Cabe à Conep avaliar e acompanhar os protocolos de pesquisa em áreas temáticas especiais com o: genética e reprodução humana; novos equipamentos, dispositivos para a saúde, novos procedimentos, população indígena, populações vulneráveis (como a carcerária) e projetos ligados à biossegurança e como participação estrangeira. A Conep também se constitui em instância de recursos para qualquer das áreas envolvidas.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I