Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de agosto de 2012

 

Plano Viver Sem Limites é tema de pauta na 236ª Reunião do CNS

 

O programa Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é uma ação interministerial que pretende atender ao grupo de brasileiros com algum tipo de deficiência – física, intelectual, visual, auditiva, ostomias ou múltiplas deficiências. No Brasil, são cerca de 45 milhões de pessoas, o que representa 23,9% da população.


A Comissão Intersetorial de Saúde da Pessoa com Deficiência (CISPD) convidou para debater o tema, durante a 236ª Reunião do Conselho Nacional de Saúde, a coordenadora da área técnica de saúde da pessoa com deficiência do Ministério da Saúde, Vera Lúcia Ferreira, e a conselheira do CNS Maria Cristina Pedro Biz.
Segundo Vera Lúcia Ferreira, o programa está indo bem e superando as expectativas. A proposta original do ministério era construir 12 novos centros de atenção especializada e qualificar outros 10 já existentes, entretanto até o dia 16 de junho já foram recebidas 38 propostas (de qualificação/reforma dos locais e criação de novos espaços)

.
Este ano, o Ministério publicou duas portarias, a 793/2012 e a 835/2012, que buscam melhorar a vida das pessoas que possuem alguma deficiência. A primeira estrutura a rede de cuidados à pessoa com deficiência (tratamento e reabilitação nas redes básica, especializada e hospitalar), no âmbito do Sistema Único de Saúde. A segunda cria incentivos financeiros para investimento e custeio do segmento de atenção especializada da rede.


As portarias foram lançadas após o Ministério conversar durante um ano com os profissionais que atuam nas redes espalhadas no País. “Temos clareza que estamos pondo na rua algo valioso mas nenhum produto é final. Podemos aprimorar o programa com o tempo. Há muitas diferenças regionais no país entretanto o nosso objetivo é favorecer as redes”, avalia Vera Lúcia Ferreira.


No ano passado, o Ministério investiu R$ 641 milhões na saúde da pessoa com deficiência. Este ano a área receberá mais R$ 250 milhões para construir, reformar ou ampliar os Centros Especializados em Reabilitação (CER), e melhorar o serviço de oficina ortopédica e aquisição de equipamentos e outros materiais permanentes. A proposta é construir 45 CER, sendo 22 qualificados, até 2014, e adquirir 88 veículos adaptados para transportar pessoas com deficiência.até os CERs.


Para Maria Cristina Biz, o problema é saber como a implementação será feita nas redes de atendimento. ”Falar da rede de cuidados é fundamental mas o que preocupa é saber como as parcerias serão estabelecidas. Como será feita a inclusão nas escolas?”, questiona a fonoaudióloga.


O Ministério pretende também qualificar os Centros de Especialidade Odontológica (CEOs), que serão monitorados e avaliados por representantes do ministério. Se os centros alcançarem as metas estabelecidas, receberão 50% a mais de incentivo. Atualmente há um em cada estado, porém, a proposta é ampliar para três unidades por estado.


 “A política para a área data de 2002, portanto foram dez anos de estudos para que o governo passasse a atender bem a esta área, que é extremamente complexa”, afirmou Marisa Furia Silva, coordenadora da Comissão e membro da Mesa Diretora do CNS.


A CISPD apresentou também no Plenário os encaminhamentos de sua última reunião, ocorrido no início deste mês. A comissão quer criar um grupo de trabalho para acompanhar as ações da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), a cargo do Ministério da Saúde, e realizar uma reunião semestral para avaliar os avanços da política voltada às pessoas com deficiência.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I