Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 10 de outubro de 2012

 

 

Conselho Nacional de Saúde realiza eleições para o triênio 2012-2015

 

 

Em novembro de 2012, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), realizará eleição para escolha das entidades e movimentos sociais que deverão renovar o colegiado para o próximo triênio.


Criado em 1937, o CNS passa a ter nova estrutura a partir de 2006, quando o Decreto Presidencial nº 5.839 é publicado e importantes deliberações da 11ª e 12ª Conferência Nacional de Saúde são colocadas em prática, entre as quais se destaca a modificação da maneira para escolher seus membros, que passa a ser via processo eleitoral, inclusive para definir o presidente do Pleno.


De caráter permanente e deliberativo, o Conselho Nacional de Saúde tem como missão fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. É competência do CNS, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde e acompanhar sua execução, bem como contribuir com a formulação e o controle da execução da Política Nacional de Saúde. Composto por entidades e movimentos representativos de usuários, entidades de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, o Pleno do CNS totaliza 48 (quarenta e oito) conselheiros titulares.


As inscrições para participar do processo eleitoral de 2012 estão abertas até o dia 10 de novembro. Podem participar entidades e movimentos sociais nacionais que tenham, no mínimo, 2 (dois) anos de comprovada existência; atuação e representação em pelo menos 9 (nove) unidades da Federação e 3 (três) regiões geográficas do País; registro de fundação, comprovado por meio de ata ou outro instrumento público, conforme Regimento Eleitoral e estatuto ou regimento.

 

Acesse aqui o Edital de Convocação, o Regimento Eleitoral e calendário eleitoral.

 

Comissão Eleitoral

Telefone: 61 3315-2472

e-mail: eleicoes.cns@saude.gov.br

 

 

Acesse aqui outros documentos

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I