Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de julho de 2012

 

Pleno do CNS debate qualificação e relações de trabalho

 

        Na manhã desta quarta-feira (11), o primeiro ponto de pauta para discussão nesta 235ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) abordou a temática do trabalho e carreira no Sistema Único de Saúde (SUS) no balanço do mês na saúde.


        Trabalho, cargas horárias, profissões e carreira no SUS são sempre temas de intenso debate, pois carecem de políticas que valorizem e qualifiquem o trabalho. Embora o setor saúde represente contingente significativo de trabalhadores atuando em áreas essenciais para a população, os problemas ainda são muitos e de grande complexidade, agravando e fragilizando a gestão do trabalho, o que se reflete diretamente na qualidade da prestação de serviços aos usuários do SUS.


        Espaço estratégico de democratização das relações de trabalho na saúde, a Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS) mantém em sua agenda, assim como Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o debate sobre a estruturação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários do SUS (PCCS-SUS), com o propósito de valorizar o trabalhador da saúde.


        Eliana Pontes de Mendonça, da Mesa Nacional de Negociação do SUS destacou a importância de a educação profissional ser pauta constante na mesa, sobretudo, para maior acompanhamento de como a formação impacta na democratização das condições de trabalho e reflete diretamente na carreira e no salário dos trabalhadores.


        “Ao qualificar o trabalhador, o gestor deve pensar no plano de carreira, salário e na forma da contratação. É importante qualificar os profissionais da ponta, que têm contato direto com os usuários e é fundamental lutar pela formação completa dos agentes comunitários de saúde e de endemias”, pontua Eliana Pontes. Atualmente, há 53 mesas nacionais de negociação em funcionamento no país.


        Para Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS) “a negociação coletiva e institucionalizada na saúde confere maior qualidade e eficiência”. “As mesas são fundamentais para que as negociações nacionais tenham maior peso, além de garantir uma discussão democrática, equânime, justa para o trabalhador da saúde e comprometida com as diretrizes das relações de trabalho já estabelecidas no Sistema Único de Saúde”, avalia o secretário.


        Outro ponto defendido pelo secretário é a construção de uma sala de situação para os gestores do SUS.  “Precisamos retomar o espaço de protagonista”. Mozart acredita que enfrentar as questões de saúde exige das autoridades, gestores e técnicos, conhecer a realidade, focalizar as políticas públicas com planejamentos e decisões racionais para priorizar esse ou aquele tipo de ação, para que tenham maior efetividade e eficiência no uso dos recursos. Para isto, “a sala de situação é concebida como um processo contínuo de articulação”, assegura.


        Para o conselheiro Francisco Batista Júnior, da Mesa Diretora do Conselho CNS a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a instituição das Diretrizes Nacionais do PCCS “representam um salto de qualidade, se realmente a carreira do SUS vier a ser implantada”. Embora não represente a solução para todos os problemas”, destaca.


        Na opinião de Batista Júnior a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) “é necessária para o fortalecimento da política de gestão do trabalho no SUS (garantir a fixação de trabalhadores), reconhecida e deliberada inúmeras vezes nas últimas Conferências, inclusive na 14ª Conferência Nacional de Saúde”, finaliza.


        Ao final, como encaminhamentos, o Pleno deliberou a elaboração de uma resolução, para aprovação na próxima reunião, que será construída pelo conselheiro nacional Clóvis Boufler e a articulação com parlamentares do Congresso Nacional, preferencialmente autores de projetos de lei relativos ao tema, para realização de audiência pública com objetivo de aprofundar o debate da carreira no SUS.


        Participaram dos debates Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS), Jurandir Frutuoso da Silva, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Eliana Pontes de Mendonça, da Mesa Nacional de Negociação do SUS e coordenando os trabalhos, o presidente do CNS, ministro Alexandre Rocha Santos Padilha.


Acesse o Relatório da 14ª CNS


Acesse o Plano Nacional de Saúde


Acesse as Diretrizes do PCCSSUS

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I