Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de junho de 2012

 

Gestores municipais debatem mudanças da Lei nº 141

 

        Cerca de 5560 gestores de todos os municípios brasileiros e convidados participam do XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência em Maceió - Alagoas. Os debates tiveram como temas o direito sanitário, prefeitos municipais e consórcios públicos de saúde, vigilância em saúde, formação do profissional de saúde e atenção básica qualificada, entre outros.


        A Lei Complementar nº 141/2012 que regulamenta a Emenda Constitucional foi discutida em oficina sobre o financiamento da saúde na sustentabilidade do SUS. Para os participantes da oficina a nova normativa traz mudanças importantes para a gestão, além de estabelecer aspectos para o exercício efetivo do controle social dentro do Sistema dentro de um país continental com realidades diferenciadas.


        “A alocação de recursos tem princípios, que são igualdade e equidade, e estratégias, como a da universalização. Isso nos traz a seguinte questão: como vamos garantir o mesmo acesso à saúde para um cidadão que mora na cidade grande como aquele que mora, por exemplo, no Alto Xingu? Discutir a alocação de recursos passa por um debate sobre as realidades existentes no Brasil”, chamou a atenção a representante do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS), Viviane Muniz.


        Para o professor e doutor de economia de saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Áquilas Mendes, a Lei º 141 traz vários elementos apontados pelo Conselho Nacional de Saúde em sua resolução 322/2003 que aponta entre outros pontos diretrizes para a base de cálculo sobre a definição dos recursos mínimos a serem aplicados em saúde. “Ela avançou nas disparidades, alocação dos recursos, na definição do que são gastos com ações e serviços de saúde. Porém, precisamos de uma mudança da política econômica instalada nas últimas décadas. Desde 1995, somente 1,7% do Produto Interno Bruto são gastos com direitos sociais, incluindo a saúde”, frisou.


        O congresso do Conasems segue até a próxima quinta-feira (14). Além das oficinas os participantes participarão de seminários, painéis, momentos de diálogos, lançamentos de publicações, atividades culturais entre outros aspectos relacionados a gestão e suas diversas áreas de atuação.

 

14ª Conferência Nacional de Saúde


        A primeira impressão da publicação com o relatório da 14ª Conferência Nacional de Saúde está sendo distribuída a todos os participantes do congresso. “As demandas aprovadas e sintetizadas nesse relatório sendo entregue aos gestores municipais no âmbito do congresso vai contribuir para que a gestão se atente as demandas da sociedade expressa por meio dos conselheiros de saúde”, ressaltou o conselheiro nacional de saúde, Geraldo Vasconcelos. A 14ª Conferência contou com 4374 conferências municipais e estaduais realizadas, entre abril e outubro deste ano. Ao todo, mais de 600 propostas já chegaram a Brasília para análise da equipe de relatoria. Destas 353 foram aprovadas e constam no relatório. Outras publicações também fazem parte do estande do CNS no congresso, como o Manual de Orçamento e Finanças Públicas para Conselheiros de Saúde, a Coletânea de Normas para o Controle Social no Sistema Único de Saúde - 3ª Edição, e o Relatório Final da Conferência Mundial de Saúde.

Acesse o relatório da 14ª CNS

Acesse outras publicações do CNS


Acesse a Lei 141

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I