Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de junho de 2012

 

 

 

 

Nova classificação considera estado de saúde ampliado

 

 

        Publicada na semana passada no Diário Oficial da União, a Resolução 452 do Conselho Nacional de Saúde determina que o Ministério da Saúde incorpore no Sistema Único de Saúde a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Para além de outras categorizações, a CIF considera o estado de saúde, função e estrutura corporal, atividades, participação (aprendizagem e aplicação do conhecimento), tarefas, fatores ambientais, como produtos e tecnologia, apoio e relacionamentos, serviços e sistemas e políticas, ou seja, o estado de saúde ampliado do indivíduo.

        De acordo com o texto da resolução, a implementação dessa classificação no SUS deverá, entre outros pontos, ser utilizada nas investigações para medir resultados relacionados ao bem estar, à qualidade de vida, ao acesso a serviços e ao impacto dos fatores ambientais na saúde de cada pessoa. Além de servir como ferramenta clínica para avaliar as necessidades, compatibilizar os tratamentos com as condições específicas, ampliando a linha de cuidado, a CIF será também uma ferramenta estatística na coleta e registro de dados – em estudos da população, inquéritos na população e em sistemas de informação para a gestão.

 

        “A sociedade tem muito a ganhar com a utilização desta classificação, em que os pacientes poderão visualizar o quanto o tratamento está sendo benéfico para sua saúde”, observa o conselheiro nacional Wilen Heil e Silva. O texto da resolução foi proposto pelo GT da CIF formado por conselheiros nacionais de saúde, representantes do Ministério da Saúde e de outras áreas.

 

Acesse a íntegra da resolução 452

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I