Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de maio de 2012

 

 

Informe Legislativo

 

        Nesta semana quatro audiências públicas movimentaram o Congresso Nacional e merecem a atenção dos conselhos de saúde. As reuniões realizaram-se nas Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

 

Agrotóxicos

 

        Com objetivo de formar um juízo sobre a temática do uso de agrotóxicos, os deputados Jesus Rodrigues (PT-PI) e Bohn Gass (PT-RS) solicitaram audiência pública para debater, inclusive com as empresas fabricantes de agrotóxicos. Os parlamentares pretendem apresentar à Casa um novo regramento que possa inibir o uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas nas plantações brasileiras.

 

        O uso excessivo de agrotóxicos é citado entre os determinantes e condicionantes de saúde listados no Plano Nacional de Saúde (PNS) para o aumento dos casos e da gravidade de infecções respiratórias agudas e de internações hospitalares por doenças do sistema circulatório está o uso intenso de agrotóxicos na agricultura. Por isso, o PNS, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde, preconiza a redução em 50% da subnotificação de intoxicações por agrotóxicos até 2015, sendo 10% a cada ano, e de modo que seja implantado o modelo de vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos nos 27 estados até 2015.

 

        O PNS prevê ainda aumentar em 25% o número de culturas agrícolas – atualmente um total de 20 – a serem analisadas quanto aos níveis de resíduos de agrotóxicos e ampliar de 12% para 100% o percentual de centros de referência em saúde do trabalhador (Cerest) que desenvolvem ações de vigilância em saúde do trabalhador.

 

        Este tema fez parte da 226ª reunião ordinária do CNS, em 5 e 6 de outubro de 2011, em que o cineasta Sílvio Tendler apresentou ao pleno o documentário “O veneno está na mesa”, abordando os desdobramentos do uso de agrotóxicos na produção de alimentos no País, como a contaminação das águas e o desenvolvimento de doenças a partir do consumo de alimentos contaminados.

 

Nascidos vivos

 

        De iniciativa do Poder Executivo, foi aprovado nesta última quarta-feira (9), pelo Plenário do Senado o projeto que altera a Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/73) para garantir a emissão da Declaração de Nascido Vivo (DNV) a todos os nascidos com vida no País e agora vai à sanção presidencial.

 

        De acordo com a proposta a declaração deverá ser emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) ou no respectivo conselho profissional e o documento terá validade apenas para fins de elaboração de políticas públicas e lavratura do assento de nascimento. Vale ressaltar que a DNV não substitui a certidão de nascimento, que obrigatória, gratuita e contém número de identificação nacionalmente unificado.

 

Audiências Públicas da semana

 

Igualdade racial 

 

        A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu as estratégias jurídicas de combate a discriminação e de promoção da igualdade racial. Para audiência pública foram convidados a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; os presidentes da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo; da Comissão da Igualdade Racial da OAB de São Paulo, Eduardo Pereira da Silva; e da Comissão de Promoção da Igualdade da OAB Nacional, Silvia Nascimento Cardoso dos Santos Cerqueira; e o diretor acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares,  Hédio Silva Junior, entre outros.

 

 Anvisa

 

        A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realizou audiência pública com o tema “A Anvisa e a implementação da Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos”, como parte das ações da 1ª Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para o debate foram convidados o diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa; o diretor da Anvisa, Jaime César de Moura Oliveira; e os presidentes Wilson Duarte Alecrim, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde; Sérgio Mena Barreto, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias; e José Raimundo, do Conselho Consultivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa.

Biotecnologia

 

        Para debater "Biotecnologia e Pagamento de Royalties" a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizou audiência pública. Como debatedores foram convidados o diretor da Associação Brasileira de Produtores de Grãos não Geneticamente Modificados, César Borges Sousa; o presidente da Associação dos Produtores de Soja, Glauber Silveira Silva; e chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Rodrigues Peres.

 

Rio+20

 

        O ministro de Relações Exteriores, Antônio de Aguiar Patriota, participou da audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), onde discutiu a atual situação da política externa brasileira, bem como os preparativos e ações que estão sendo tomadas para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

 

        Em relação a este tema, presente em várias diretrizes e metas do Plano Nacional de Saúde, aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde, em sua última reunião ordinária, a 233ª, um item de pauta foi dedicado para tratar do assunto. O Pleno do CNS discutiu e reforçou seu comprometimento político com o desenvolvimento sustentável como fator determinante para saúde da população brasileira.

 

Acompanhe os temas da saúde

 

Data
Hora
Local
Comissão

Objetivo

14/5/2012 9h Senado Federal Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Debater o programa viver sem limites e o Estatuto da Pessoa com Deficiência

15/5/2012 9h Anexo II, Plenário 10 Comissão de Direitos Humanos e Minorias

IX Seminário LGBT no Congresso Nacional Respeito à Diversidade se Aprende na Infância Sexualidade, Papéis de Gênero e Educação na Infância e na Adolescência

15/5/2012 14h30 Anexo II, Plenário 3 Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Expor os resultados alcançados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários (Sistema ARCU-SUL), bem como sobre a atual metodologia empregada para a avaliação/reconhecimento de diploma obtido em universidade estrangeira, e, em especial, sobre a avaliação/reconhecimento dos diplomas de medicina.

15/5/2012 14h30 Anexo II, Plenário 6 Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

Regulamentação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

16/5/2012 8h30 Senado Federal Subcomissão Permanente da Água

Debater a Governança da Água no Brasil.

17/5/2012 10h Anexo II, Plenário 12 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público As Relações de Trabalho na Perspectiva das Pessoas com Deficiência - Paradigma para um Trabalho Decente

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I