Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de maio de 2012

 

CNS apoia reinvindicações de mulheres indígenas sul-matogrossensens

 

 

img

        Um documento elaborado pelo Movimento de Mulheres Kaiowá Guarani e Ñandeva da Aldeia Jaguapiru em Dourados, Mato Grosso do Sul, foi apresentado pela conselheira nacional Maria de Lourdes Rodrigues durante a 233ª Reunião Ordinária. Consolidado durante a Assembleia de Mulheres Indígenas entre os dias 25 e 29 de abril, o texto traz um levantamento sobre a situação das mulheres indígenas e uma série de reivindicações na área da segurança, saúde, sustentabilidade e segurança alimentar.


        Na área da saúde, as indígenas solicitaram, entre outros pontos, melhoria na qualidade de atendimento à população indígena em geral e em particular à mulher indígena, realização de programas de capacitação em gênero, língua e direitos humanos aos agentes de saúde e demais profissionais para garantir um atendimento humanizado e instalação de postos de saúde nos acampamentos tendo assegurados sua estrutura de recursos humanos, material e saneamento básico.


        Para a conselheira Maria de Lourdes, por ser um espaço de controle social e de representação o CNS deve apoiar essa comunidade em suas reivindicações e a Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) tem um papel fundamental no acompanhamento dessas demandas. “Precisamos nos ater a estas preocupações e ajudá-las dentro das nossas competências. O CNS decidiu que este documento será enviado à Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério, à Fundação Nacional do Índio e aos Conselhos Distritais Indígenas. Também garantimos a participação de cinco representantes da aldeia no seminário sobre o enfrentamento a morte materna que acontece no final desse mês”, informou.

 

        Acesse aqui o documento sobre a Assembleia de Mulheres Indígenas na Aldeia Juguapiru – Dourados (MS)

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I