Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de outubro de 2012

 

13 de outubro é dia de celebrar o terapeuta ocupacional e o fisioterapeuta

 

Um trata as pessoas por meio de programas de atividades físicas ou artísticas; o outro atua na forma de reabilitação do corpo humano e prevenção de doenças ósseas e musculares. Ambos desempenham importante papel na área de saúde e para o controle social. Trata-se do Terapeuta Ocupacional e do Fisioterapeuta, que adotaram 13 de outubro como data para comemorar os avanços e aprofundar o debate sobre as lutas necessárias para a melhoria das categorias.


De acordo com o conselheiro nacional de saúde Wilen Heil, representante do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), alguns avanços alcançados nos últimos anos merecem destaque nas duas profissões, regulamentadas desde 1969. Entre eles está o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde (MS) da importância destes profissionais na atenção básica, e na média e alta complexidade. “Além das ações de promoção de saúde nas academias da saúde, acupuntura e demais práticas integrativas e complementares em saúde; inserindo os profissionais em importantes políticas e programas como: Viver sem limites, Melhor em casa, Academia da Saúde”, destacou.


Para garantir a efetividade das duas profissões algumas bandeiras são listadas pelo conselheiro. De acordo com Heil é necessário lançar editais de concursos públicos com objetivo de contratar terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas para todos os municípios e estados brasileiros. Com isso, “se promove a saúde da população evitando gastos na saúde e na previdência através dos afastamentos e doenças do trabalho, diminuindo ainda custos com medicamentos, internações, exames e consultas médicas”, apontou.


Configuram ainda na lista de lutas das categorias, a inclusão dos profissionais no atendimento da saúde indígena; a inserção dos profissionais nas normatizações que estão em construção como doenças crônicas e Acidente Vascular Encefálico (AVE); a utilização do referencial de honorários regulamentados pelo COFFITO, e pela Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (FENAFITO) e demais entidades representativas das profissões, pelo Ministério da Saúde de forma a atualizar os valores estabelecidos na tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e reconhecimento destes valores pelas operadoras de saúde de forma a não permitir que profissionais realizem procedimentos por valores menores do que os estabelecidos; entre outras.


Controle Social


Responsáveis por desempenharem o controle social na saúde, os conselhos de saúde também contam com a participação de entidades que representam os terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. A participação nestes colegiados é vista como uma oportunidade para inserir os profissionais nas políticas e programas do sistema público de saúde. No Conselho Nacional de Saúde (CNS) as categorias são representadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), pela Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (FENAFITO) e pela Associação Brasileira de Fisioterapia (ABEN-FISIO).

 

“Com a transmissão online das reuniões do CNS o profissional pode enviar sugestões que agreguem valor as políticas e temas tratados. A representação dos CREFITOS em Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde é importante para que os profissionais possam atuar nas demandas conquistadas no CNS e assim, estas soluções cheguem à população brasileira”, avaliou. 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I