Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de setembro de 2012

 

Saúde Mais 10 reúne representantes de movimentos sociais de todo o País

 

 

Na semana passada, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – também conhecido como Movimento Saúde Mais 10 – reuniu em Brasília cerca de 40 representantes de movimentos sociais e de conselhos municipais e estaduais de saúde.  Houve um debate para decidir quais serão os próximos passos para ampliar a divulgação do movimento e aumentar o número de assinaturas em prol do projeto de lei de iniciativa popular que visa destinar 10% das receitas correntes brutas da União para ações e serviços públicos de saúde.


A estimativa do movimento é atingir 1,5 milhão de assinaturas até 7 de abril de 2013. Para isso serão traçadas algumas estratégias, como a mobilização de 7 de outubro, dia de eleições municipais em todo o País. A ideia é criar postos de coleta de assinatura que estejam próximos aos locais de votação e aproveitar a chance de encontrar as pessoas com os títulos de eleitor em mãos para assinarem o projeto de lei.


O movimento começou em abril deste ano e conta com o apoio de mais de 100 entidades nacionais. O objetivo principal é sensibilizar os brasileiros para ajudarem na construção de um Sistema de Saúde Público justo e de qualidade para todos. Nesta nova reunião em Brasília o grupo decidiu manter os quatro elementos originais da campanha de divulgação: nome, logomarca, slogan e formulário.


Entre outras propostas apresentadas, destaca-se a possibilidade de conselheiros nacionais visitarem os conselhos de saúde estaduais para unificar conceitos e, desta forma, aumentar a visibilidade do movimento nas mídias locais. Esta proposta será apresentada ao Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na próxima reunião ordinária, em 12 e 13 de setembro. A intenção é levar nove conselheiros, que sairão em grupos de três para os 26 estados, além do Distrito Federal.


A visita ao Conselho de Saúde do Distrito Federal já está agendada para a próxima terça-feira, dia 11. Além disso, foi proposta também a criação de uma comissão de representantes do CNS para ir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana que vem protocolar o pedido de realização do Dia Nacional Saúde Mais 10, marcado para 7 de outubro.

 

“A participação de mais de 12 representantes estaduais de diferentes organizações é uma demonstração da grande capacidade da campanha e enfatiza a necessidade urgente de reafirmar a unidade do movimento com ações práticas” destaca o conselheiro nacional de saúde Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).  A próxima reunião do movimento está marcada para 3 de outubro, em Brasília.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I