Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de abril de 2012

 

 

Eleição e mandatos: novas regras são aprovadas

 

 

        O relatório das eleições 2009-2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi tema de debate na manhã desta quinta-feira (12), durante a 232ª Reunião Ordinária, realizada em Brasília (DF). Os membros do grupo de trabalho organizado para analisar o processo, conselheiros Abrahão Nunes e Geraldo Vasconcelos, apresentaram duas propostas de alterações no regimento interno do colegiado.

 

        A primeira sugestão aprovada foi incluir com mais clareza na redação do artigo 5° do regimento que a composição da primeira e segunda suplência sejam compostas por entidades ou movimentos eleitos.

 

        A segunda proposta de alteração aprovada foi a de alterar o 3º parágrafo do artigo 69 do regimento interno do CNS, a partir do estabelecimento de mandato do presidente e da Mesa Diretora em três anos, permitida uma recondução para ambos os casos. A discussão girou em torno da possibilidade de reeleição, que se efetivada, levaria o conselheiro a se manter no mandato por até seis anos.

 

        Ao ser votada, a proposta obteve 33 votos a favor da garantia de mandato de três anos para a Mesa Diretora junto com o mandato do Presidente do colegiado. Três conselheiros votaram contra a proposta e nenhuma abstenção foi registrada. Com relação à permissão de uma recondução, 27 conselheiros votaram contra e nove a favor.

 

        Ao final da reunião, o Pleno decidiu que a convocação do processo eleitoral do CNS será em julho de 2012, para que se possa garantir maior tempo para o trabalho da comissão eleitoral, além de maior divulgação do processo e extensão de prazos para inscrições. ¨ O objetivo é fazer com que os processos eleitorais sejam menos desgastantes¨, resumiu o conselheiro Abrahão Nunes

 

O que mudou

 

Art. 5º (ANTES) A representação dos órgãos, das entidades e dos movimentos sociais inclui um membro titular e primeiro e segundo suplentes, vinculados, ainda que não sejam da mesma entidade ou órgão.

Parágrafo único. Na presença do membro titular, o membro suplente não terá direito a voz e voto nas reuniões.

 

Nova Redação

Art. 5º A representação dos órgãos, das entidades e dos movimentos sociais eleitos inclui um membro titular e primeiro e segundo suplentes, vinculados, ainda que não sejam da mesma entidade ou órgão.

 

Art. 69 (ANTES) O Presidente do CNS e os membros da Mesa Diretora serão eleitos pelo Plenário e a Mesa Diretora será composta por Conselheiros titulares.


§ 1º A Mesa Diretora do CNS será paritária e composta por oito Conselheiros, incluído o Presidente do CNS.


§ 2º O Presidente do CNS será o coordenador da Mesa Diretora.

§ 3º O mandato dos membros da Mesa Diretora, inclusive o do Presidente do CNS, será de um ano, permitidas reeleições, desde que observado o prazo de três anos, fixado no art. 7º do Decreto nº 5.839, de 11 de julho de 2006.

 

Nova Redação

§ 3º O mandato dos membros da Mesa Diretora, inclusive o do Presidente do CNS, será de três anos, desde que observado o prazo fixado no art. 7º do Decreto nº 5.839, de 11 de julho de 2006.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I