Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 13 de setembro de 2012

 

 

Vigilância sanitária: CNS discute sobre agrotóxicos e medicamentos

 

 

Nesta quarta-feira (12), em sua reunião de setembro, entre os temas mais importantes da pauta sobre vigilância sanitária, o Conselho Nacional de Saúde deu atenção especial à questão da comercialização de medicamentos e dos agrotóxicos. A 237ª reunião ordinária do CNS contou com a participação do diretor presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano.


Embora tenha observado que a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44 da Anvisa, que determinou que os medicamentos isentos de prescrição fossem posicionados atrás do balcão, não contribuiu para reduzir o número de intoxicações por medicamentos no País, Barbano assegurou aos conselheiros que a Anvisa continua firme no propósito de não deixar que a venda de medicamentos se banalize. ”Não abandonamos o combate à venda indiscriminada de medicamentos, mas, com a aprovação pela Anvisa da resolução, a agência recebeu cerca de 70 processos judiciais por parte do setor produtivo”, explicou. Com o objetivo de reduzir a automedicação e evitar o uso irracional de medicamentos pela população, a RDC 44 também gerou fortes reações de gestores. Barbano informou que onze estados criaram leis estaduais e também reverteram a decisão da Anvisa.


“Em se tratando de normas de boas práticas de fabricação de medicamentos, o Brasil é exemplar no cenário internacional e a Anvisa é parte de um grupo seleto que define normas mundiais de produção. Porém, falta aos municípios um maior fortalecimento quanto à vigilância sanitária”, considera a conselheira nacional Marília Cunha, que é farmacêutica e especialista em regulação sanitária.


A implementação de medidas voltadas à promoção do uso racional de medicamentos está prevista na Diretriz 8 do o  Plano Nacional de Saúde 2012-2015, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. Em maio, o CNS recomendou que profissionais da saúde esclareçam os usuários sobre danos à saúde, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o uso responsável de medicamentos isentos de prescrição deve ser feito de forma segura e segundo orientação de profissional habilitado.


Agrotóxicos


Ao apresentar aos conselheiros um panorama sobre o Programa de Análise de Resíduos de Alimentos (PARA), destinado a desenvolver programas visando controlar os resíduos de agrotóxicos em alimentos, Brabano salientou que o Brasil é o primeiro mercado de consumo de agrotóxicos e ressaltou o grave impacto na saúde dos trabalhadores que aplicam esses produtos no campo. Também lembrou que a vigilância de resíduos em alimentos subsidia a avaliação da segurança para o consumo e a detecção de resíduos devido ao uso impróprio de agrotóxicos não autorizados para determinada cultura.

 

Criado em 2001 para garantir a segurança alimentar dos brasileiros e a saúde do trabalhador rural, o PARA funciona a partir de amostras de alimentos coletadas pelas vigilâncias sanitárias dos estados e municípios em supermercados. Estabelecimentos e produtores que comercializarem alimentos com níveis de agrotóxicos acima dos permitidos pela legislação poderão sofrer sanções sanitárias. As penalidades podem variar de notificação a multas de até R$ 1,5 milhão. “Contamos com o controle social para que a sociedade acompanhe cada vez mais atenta esse trabalho”, recomendou Brabano.

 

Número de enfermeiros por pacientes em UTI


Outro ponto importante da reunião foi o acordo estabelecido entre Anvisa e CNS para reformular as regras estipuladas pela resolução RDC 26 da Anvisa, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e aumenta o número de pacientes que podem ser atendidos por enfermeiros em UTI de 8 para 10. Os conselheiros de saúde expressaram sua preocupação tanto com a qualidade do serviço prestado quanto com as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem. “A Anvisa demonstrou publicamente sua abertura para o diálogo nesta reunião; vamos organizar reunião entre a agência e representantes do setor de enfermagem para adequar a resolução aos valores defendidos pelo CNS”, resume o conselheiro Francisco Batista Júnior.

  • Em 27 de setembro, às 14h, a Anvisa realiza audiência pública sobre medicamentos, em sua sede, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) - Trecho 5, Área Especial 57, Brasília (DF)

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I