Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de agosto de 2012

 

Ministério da Saúde lança duas novas vacinas para menores de 5 anos

 

Uma das principais prioridades estabelecidas na  14° Conferência Nacional da Saúde foi a de ampliar os esquemas de vacinação do Programa Nacional de Imunização, incluin­do novas vacinas, garantindo serviços com qualidade, adequando as salas de vacina às normas vigentes em todo o País. Além disso, uma das metas do Governo expressas no Plano Nacional de Saúde é garantir o acesso às vacinas disponíveis no SUS.


Seguindo essas diretrizes, o Ministério da Saúde lança em 18 e 24 de agosto uma campanha nacional que aplicará duas novas vacinas, em crianças menores de cinco anos. As duas novas doses são a pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras doenças bacterianas, e hepatite B) – que até então era oferecida em duas vacinas separadas – e a inativada contra poliomielite. Esta última será destinada a bebês de 2 e 4 meses de idade, e as famosas gotinhas serão usadas nos reforços, aos 6 e aos 15 meses.


Serão empregados nesta campanha cerca de R$ 18,6 milhões do Fundo Nacional de Saúde, que serão repassados aos estados e municípios. Ao todo, foram adquiridas mais de oito milhões de vacinas e, na primeira remessa, serão enviadas 726 mil doses para abastecer todo o Brasil.

 

Este sábado (18) será o dia de maior mobilização, chamado "Dia D", em 34 mil postos fixos – além de outros volantes, em escolas e parques – e terão o envolvimento de mais de 350 mil profissionais da saúde e 42 mil veículos.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I