Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 15 de maio de 2012

 

 

 

Atenção à primeira infância ganha agenda diferenciada

 

        Visando beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza e têm crianças com até 6 anos de idade, o Programa Brasil Carinhoso,  agenda de atenção básica à primeira infância lançada ontem (14) pela presidenta Dilma Rousseff, prevê cuidados especiais para os primeiros anos de vida.


        Durante as campanhas nacionais de vacinação, vai haver distribuição de vitamina A. Também será garantido o suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde para quem tiver indicação médica. O governo decidiu incluir estas ações no Brasil Carinhoso porque a falta de ferro e de vitamina A pode causar anemia e aumentar o risco de infecções, prejudicando o desenvolvimento da criança por toda a vida.


        Ainda como parte das ações do Brasil Carinhoso, serão distribuídos, de graça, remédios para o tratamento da asma na rede Aqui tem Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Saúde na Escola, que atendia estudantes de 5 a 19 anos, passará atender também crianças de 5 anos e menos.


        Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ministro da Saúde, Alexandre Padilha, investir cedo na saúde dos brasileiros é garantir qualidade de vida para os futuros adultos.  O conselheiro nacional Clovis Boufler, coordenador da Comissão de Atenção Integral à Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem (CAISAJ) também reforça essa ideia: "todo investimento feito na primeira infância repercute diretamente no resto da vida do ser humano, por isso nada melhor para um pais que investir nas crianças".


        Boufler explica que parte significativa de doenças na vida adulta está relacionada aos primeiros mil dias de vida do ser humano, que correspondem aos nove meses de gestação e mais os dois anos seguintes. O coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Nelson Arns Neumann,  destacou que a importância da busca ativa como estratégia para alcançar as crianças que mais precisam de atenção.


        Entre as principais diretrizes do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2012-2015, que foi aprovado pelo CNS, está a de  promover a atenção integral à saúde da criança, com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade.

 

        O PNS tem por objetivo aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS) para que a população tenha acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo assim para a melhoria das condições de saúde, para a redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida.

 

Acesse aqui o Plano Nacional de Saúde e consulte a Diretriz 3 na página 74

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I