Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de outubro de 2012

 

Conselho Nacional debate Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

 

Em sua 238ª reunião ordinária, o Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) debruçou-se sobre a temática das atividades de prestação de serviços de assistência à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).


Criada pela Lei Federal nº 12.550/2011, o tema Ebserh continua dividindo opiniões e provocando acalorados debates por onde passa, no CNS não foi diferente. Durante a 238ª reunião ordinária, o colegiado reafirmou seu posicionamento contrário “à terceirização da gerência e da gestão de serviços e de pessoal do setor saúde, assim como da administração gerenciada de ações e serviços (...)”, conforme deliberação do CNS nº 001/2005.


Para o CNS, a saúde e a educação são bens públicos, que não podem e não devem se submeter aos imperativos do mercado. Além disso, o CNS considera que o processo de terceirização dos hospitais trazido pela Ebserh é inconstitucional, uma vez que se trata da terceirização de atividades-fim do Estado, como são as relacionadas à saúde, ao ensino e à pesquisa.


A tendência de privatização dos serviços prestados nos Hospitais Universitários (HU), trazida com a gerência da Ebserh, resulta na perda da autonomia das universidades. Na prática, alerta o conselheiro Francisco Batista Júnior, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares retira os hospitais da gerência das universidades e coloca-os sob uma administração de direito privado, que trabalha com a lógica do mercado e pode contratar e demitir livremente, com amplos poderes para firmar contratos, convênios, definir processos administrativos internos e definir metas de gestão.


Diferente de outras avaliações manifestadas, para o conselheiro Arilson da Silva Cardoso, o novo modelo de gestão possui indicadores positivos, e “pode proporcionar mais agilidade e funcionalidade ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca. Na opinião do conselheiro com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é possível ter mais autonomia e mais flexibilidade administrativa aos HUs. Além disso, ressalta, a Ebserh pode realizar captação de recursos privados e alterar o regime de contratação dos trabalhadores dos hospitais.


Sobre a flexibilização dos vínculos de trabalho trazidos pela Ebserh, o colegiado destaca que esta é uma forma de abrir precedente para a não realização de concursos públicos, além de violar o princípio da moralidade na contratação pública, já que o artigo 12º da Lei nº 12.550/2011 permite a celebração de contratos temporários de emprego, mediante processo seletivo simplificado, burlando a exigência constitucional de realização de concurso público.


Por fim, o Pleno do CNS deliberou encaminhamentos, como solicitar ao Ministério da Educação (Mec) informações sobre verbas e leitos nos hospitais, reafirmar o posicionamento contrário à Ebserh, por meio de uma Resolução, revogar a Lei nº 12.550/2011 (instrumento criador da Ebserh), por meio de uma Recomendação, elaborar uma Moção de Repúdio  e deliberar que o Ministério da Saúde garanta o financiamento e a força de trabalho necessários ao funcionamento dos Hospitais Universitários Federais, bem como dotá-los de autonomia financeira e administrativa com a imediata recomposição dos quadros funcionais por meio de concursos públicos.


De acordo com o colegiado, o posicionamento contrário em relação à Ebserh, segue a deliberação da 14ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 30 de novembro e 04 de dezembro de 2011, que textualmente “rejeita a criação da Empresa Brasileira de serviços Hospitalares” (Relatório da 14ª CNS, Ministério da Saúde, 2012).


Participaram deste ponto de pauta, o conselheiro Jorge Alves de Almeida Venâncio, membro da Mesa Diretora do CNS, Janine Vieira Teixeira, coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra), Arthur Pereira e Jeanne Liliane Marlene Michel, do Departamento de Gestão de Pessoas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), na ocasião representando o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I