Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de maio de 2012

 

Presidenta Dilma veta venda de medicamentos em estabelecimentos comerciais

 

        Nesta sexta-feira (18), o Conselho Nacional de Saúde obteve mais uma vitória na defesa das políticas públicas instituídas na área da saúde, em especial as que buscam organizar e promover a assistência farmacêutica nos setores público e privado. A venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados, lojas de conveniência e similares, armazéns, empórios e mesmo em hotéis foi vetada pela presidente Dilma Rousseff. A liberação estava prevista na Medida Provisória 549/11.


        Ao sancionar a Lei nº 12.649, com seis vetos, a presidenta argumentou que "a proposta poderia estimular a automedicação e o uso indiscriminado, o que seria prejudicial à saúde pública", além de o controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A presidenta apontou o rumo certo de como devem ser tratadas as farmácias, de maneira a promover a medicação responsável e não banalizar a venda de medicamentos, transformando-os em mercadorias sujeitas exclusivamente às normas de mercado – e não de saúde”, ressaltou o conselheiro nacional de saúde Ronald Ferreira dos Santos, que representa no CNS a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).


        Na mais recente Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no início de maio, o CNS recomendou à presidente o veto da Medida Provisória 549/11. Um dos pontos descritos na recomendação aponta que a falta do profissional da saúde para esclarecer os usuários pode trazer danos à saúde e descumpre a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o uso responsável de medicamentos isentos de prescrição deve ser feito de forma segura e segundo orientação de profissional habilitado.

 

Baixe aqui o veto presidencial


Baixe aqui a recomendação do CNS

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I