Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de outubro de 2012

 

18 de outubro: Dia de Heróis

 

O dia 18 de outubro é considerado o Dia do Médico em muitos países. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado pela igreja católica a São Lucas, o padroeiro da medicina e considerado pelo Apóstolo Paulo o “amado médico”.
 
No Brasil, a classe médica tomou iniciativa de se constituir como categoria profissional a partir da fundação da Associação Médica Brasileira em 1951, que organizou o I Congresso na cidade de Ribeirão Preto, em 1956. O papel do médico na história vai além da prática técnica, do diagnóstico e da cura; é de militância incansável em prol da saúde coletiva.

 

Nos tempos primitivos, o ato médico consistia de magias, ritos e encantamentos de toda ordem, associados a práticas empíricas tradicionais. Somente no Século V a.C. a prática foi separada da religião e das crenças irracionais. Porém, mesmo não atrelada ao sobrenatural, a profissão do médico é sim “mágica”. Muitos milagres são operados diariamente pelas mãos desses super-humanos, quer sejam cirurgiões que salvam corações; quer sejam pediatras que ajudam a transformar crianças no que elas querem ser quando crescerem.

 

Heróis como Carlos Chagas, Oswaldo Cruz e tantos outros, compartilham com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), uma missão que deve ser a de cada ser humano: juntar conhecimento e ação em benefício de uma vida saudável para todos. O CNS parabeniza a todos os médicos do Brasil pela data especial e por lutarem pra que este país seja habitado por cidadãos saudáveis e plenos.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I