Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de dezembro de 2012

 

CAS aprova Ato Médico

 

        Na tarde dessa quarta-feira (19), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, em votação simbólica, o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei do Senado que dispõe sobre o exercício da Medicina (PLS 268/2002). A polêmica em torno do projeto, conhecido com Ato Médico, e que está em tramitação desde 2002, porém, não acabou. O texto agora será submetido à votação no plenário.


        Por sugestão do senador Wellington Dias (PT-PI), foi feito um acordo na reunião da CAS para que não fosse requerida o regime de urgência para a proposta. Isto significa que a matéria seguirá para o plenário. Ficou também acertado que a entrada em pauta do PLS 268/2002 vai depender de um acordo de lideranças.
Na semana passada, a proposta foi aprovada, por unanimidade, na Comissão de Educação (CE), depois de uma audiência pública conjunta entre a CAS e a CE que debateu o substitutivo.

 

        Entenda o PLS no 268/2002 - O projeto do Ato Médico foi apresentado no Senado em 2002 e aprovado em 2006, após uma série de audiências públicas promovidas pela então relatora da matéria, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Na Câmara, o texto foi aprovado em 2009, mas com uma redação modificada - e, por isso, retornou ao Senado, onde tramita agora.


        O projeto também define as atribuições exclusivas dos médicos, bem como as ações que não são só de competência médica, por isso é conhecido como PL do Ato Médico. A proposta, que está em discussão há dez anos, e ainda precisa ser votada pelo plenário do Senado, é polêmica entre profissionais de outras áreas da saúde, como psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

 

        O texto detalha ainda as tarefas liberadas aos demais profissionais de saúde, entre elas a aplicação de injeções, curativos e coleta de sangue.

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/3179
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I